"Estávamos sempre a aprender contigo": reacções à morte de Lagerfeld

Donatella Versace, Carla Bruni e Linda Evangelista, entre muitas outras figuras reagiram à morte do criador, aos 85 anos.

Foto
Reuters/Gonzalo Fuentes

Karl Lagerfeld morreu esta terça-feira, aos 85 anos, em Paris. Do mundo da moda à música e ao cinema, passando por tantos outras áreas onde o criador deixou a sua marca, várias figuras reagiram durante a manhã à morte do criador, que desde a década de 1980 estava à frente da Chanel.

Anna Wintour, editora da Vogue norte-americana
“Hoje o mundo perdeu um gigante entre homens. O Karl era muito mais do que o nosso maior e mais prolífico designer –a sua genialidade criativa era de cortar a respiração e ser sua amiga era uma dádiva excepcional. O Karl era brilhante, fantástico, divertido, de uma generosidade imensurável e extremamente gentil. Vou sentir muito a sua falta.”

Donatella Versace, designer
“Karl, o teu génio tocou a vida de tantos, especialmente o Gianni e eu. Nunca esqueceremos o teu incrível talento e inspiração sem fim. Estávamos sempre a aprender contigo.”

Carla Bruni, ex-top model e ex-primeira-dama de França
“Querido Karl, obrigada por todo o brilho. Obrigada por trazeres beleza e leveza ao nosso mundo, tanta cor na escuridão, tanta perspicácia nos nossos dias enfadonhos. Penso que não terias desejado demasiadas lágrimas ou demasiadas flores, mas vais fazer falta. O mundo inteiro e eu vamos ter saudades”, comentou a ex-primeira-dama de França, Carla Bruni, citada pelo Evening Standard.

Claudia Schiffer, ex-top model
“O Karl era o meu pó mágico, conseguiu que eu passasse de uma tímida rapariga alemã a supermodelo. Ensinou-me sobre moda, estilo e como sobreviver no mundo da moda.”

Gigi Hadid, modelo
“Karl, sentirei falta da sua presença indescritível, de observar a sua calma, a sua mente genial a trabalhar, as suas pequenas piadas, histórias incríveis e experimentar as suas roupas, cenários e produções que só você poderia imaginar. Obrigado por acreditar em mim e pelas belas e incríveis oportunidades que trouxe à minha carreira, mas principalmente, obrigado por me dar a honra de conhecer a mágica por trás do mito. Nunca haverá outro Karl Lagerfeld.”

Diane Kruger, modelo e actriz 
“Karl... Nem consigo dizer o quanto significaste para mim e quantas saudades vou ter de ti. Nunca esquecerei a tua bondade para comigo, os teus risos, a tua imaginação. Esta semana vim para França ver-te e apresentar-te à minha filha... Estou de coração partido por ser tarde demais. Descansa em paz, eu adoro-te."

Linda Evangelista, ex-top model
“Karl... Grande amor da minha vida.”

Olivier Rousteing, director criativo da Balmain
“Como é que alguém consegue pôr em palavras a perda da pessoa que mais admira e aspira, fonte de inspiração e motivação? Uma verdadeira lenda que nunca seguiu as regras mas que criou aquelas que as pessoas seguem actualmente.”

Diane von Fürstenberg, designer
"Karl, génio provocador, foi-se embora silenciosamente... Uma testemunha tão perceptiva de tudo, a sua inteligência, talento e enorme conhecimento vão fazer falta."

Victoria Beckham, designer
“Tão inacreditavelmente triste saber disto. O Karl era um génio e sempre tão amável e generoso para mim, tanto a nível pessoal como profissional.”

Virgil Abloh, designer e criador da marca Off-White
“Esta imagem só esra suficiente para fazer uma geração sonhar.”

Kendall Jenner, modelo e empresária
“Hoje é a única Lua Cheia em Virgem deste ano – que honra ter feito parte dos teus lindos desfiles. Que honra ter sido tua noiva. Que honra ser tua amiga.”

Caroline de Maigret, modelo
“Obrigada por me dares o amor pelo conhecimento e trabalho árduo, por me ensinares a olhar para a frente e não para trás, tendo em conta que o passado sempre te irritou.”

Marc Jacobs, designer
“Acordar num mundo sem Karl. Que triste. E estranho. Foi uma grande inspiração para mim, e, de forma inegável um talento único e extraordinário.”

Antonio Banderas, actor“
A moda perde um dos seus criadores mais influentes. Obrigada pelo talento.”

Valentino, designer 
“Karl, meu amigo... Serás para sempre o jovem homem sorridente e cheio de vida.”

Mario Testino, fotógrafo de moda
“Adeus querido Karl. Vamos sentir a tua falta. RIP.”