SIC bate melhor manhã dos últimos 16 anos com estreia de Cristina Ferreira

A apresentadora estreou-se na estação de Carnaxide esta segunda-feira. O programa foi visto por mais de 500 mil portugueses e atirou o líder de audiências Você na TV para o segundo lugar. Também à tarde Cristina liderou (mas na TVI).

Foto
O novo programa estreou esta segunda-feira num cenário intimista Daily Cristina

Na batalha da concorrência dos canais televisivos, a estreia de Cristina Ferreira na SIC empurrou a estação para o primeiro lugar de audiências e atingiu os melhores resultados da manhã da SIC desde 2002. A aposta na apresentadora da líder TVI por parte de Carnaxide, anunciada em Agosto do último ano, revelou os seus resultados no primeiro dia do programa. O Programa da Cristina! "liderou de forma estrondosa", disse ao PÚBLICO fonte da SIC.

No total do dia, a SIC teve 19,6% das audiências contra 18,8% da TVI. À hora d'O Programa da Cristina, 35,5% dos telespectadores estavam sintonizados na estação de Carnaxide: um total de 531,7 mil pessoas. O Você na TV ficou-se pelos 24,3% de share, o equivalente a 343 mil espectadores. Bem mais longe ficou o matutino da RTP1: a Praça da Alegria conquistou a preferência de 108,6 mil pessoas (quase cinco vezes menos do que as manhãs da SIC).

Analisando os dados das audiências em diferido, o número é ainda maior. Somando os telespectadores que viram em directo com aqueles que recuaram até à emissão, a estreia de Cristina Ferreira atingiu o resultado histórico de 40,1% de share e 6,7% de audiência média, o que corresponde a 653 mil e 200 indivíduos levando a SIC à liderança no total dia com 20,8% de share. 

O sucesso do programa foi transversal a todos os perfis, dizem os dados da SIC. "Em termos de perfil, o programa de Cristina Ferreira liderou em termos absolutos em ambos os géneros, em todas as classes sociais, nos indivíduos dos 15 aos 64 anos e em todas as regiões, liderando também no universo dos canais generalistas nos mais novos entre os 4 e os 14 anos, recolhendo assim a preferência absoluta de todos os portugueses", lê-se no comunicado a que o PÚBLICO teve acesso.

Uma estreia com Marcelo e Benfica

O primeiro programa ficou marcado pelo telefonema do Presidente da República para a apresentadora e por uma entrevista ao presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. 

Se a primeira entrevista do líder das "águias" desde o despedimento de Rui Vitória não trouxe grandes novidades, o telefonema de Marcelo Rebelo de Sousa provocou polémica e dividiu os especialistas, que questionaram a "entrada" do Presidente na "guerra de audiências". O Presidente justificou o gesto com base num critério de "paridade" entre a SIC e a TVI no que diz respeito à presença em programas matinais, uma vez que foi entrevistado por Manuel Luís Goucha na véspera de Natal.

Já na SIC, Cristina foi líder na TVI

Superada a primeira prova, o desafio de destronar as audiências que ajudou a construir ao lado de Goucha no programa Você na TV durante 12 anos manter-se-á elevado. 

A demonstração da "marca" Cristina Ferreira foi vincada também na TVI onde a apresentadora foi líder de audiências​ ao final da tarde com o já gravado concurso Apanha se Puderes. A exibição do episódio gravado conquistou 637 mil telespectadores batendo o Portugal em Directo da RTP1 e a repetição das novelas Avenida Brasil e Gabriela, na SIC. 

Sugerir correcção
Ler 6 comentários