Um PSI20 com 18 empresas diz tudo sobre Portugal

O país que nós construímos em democracia anda há mais de 20 anos a patinar, e não vemos à nossa volta nem a energia, nem o talento suficientes para mudar este estado de coisas.

Poucas coisas demonstram de forma tão simbólica o falhanço económico português das últimas duas décadas do que a existência de um PSI20 onde só há 18 empresas. O índice que agrega as 20 maiores empresas cotadas na bolsa de Lisboa nem sequer consegue ter um número suficiente de empresas que justifiquem o nome. Razão: falta de requisitos para integrar o índice, já que o valor das acções disponíveis para negociação em bolsa das cotadas PSI20 deve ser superior a 100 milhões de euros. Pura e simplesmente não há empresas suficientes que cumpram esse critério.

O PSI20 foi orgulhosamente inaugurado a 31 de Dezembro de 1992, em tempos de grande optimismo e dinheiro europeu. Foi-lhe então atribuído o valor base de 3000 pontos. Pouco mais de um ano depois, a 17 de Fevereiro de 1994, o PSI20 ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 5000 pontos. Em 1997, superou os 8000. E em 1998, ano glorioso da abertura da Exposição Universal, pináculo da era do dinheiro fácil, o PSI20 trepou dos 9000 para os 14.000 pontos em apenas quatro meses. Loucura total. Sabem em quantos pontos ele está hoje em dia, após atingir um máximo de 14.500 pontos no longínquo ano de 2000? Está nos 4.700 pontos. Sim, os mesmos números do início de 1994 – há 25 anos!

Vale a pena contrapor a estes números a evolução do Dow Jones. Em 1995, ele superou pela primeira vez a barreira dos 5000 pontos. Hoje em dia, negoceia acima dos 23.000 pontos. Atenção: não estou a comparar a dimensão da bolsa de Lisboa com a de Nova Iorque – estou a comparar as respectivas evoluções, e a sublinhar a dimensão gigantesca do falhanço português nas últimas duas décadas, devido a uma economia sem um pingo de dinamismo, incapaz de crescer fora do Estado, que passou completamente ao lado da revolução das dot.com. Um falhanço, em bom rigor, do qual não me parece sequer que tenhamos verdadeira consciência.

Esta estagnação, esta falta de esperança num futuro diferente, um pouco melhor, um pouco mais dinâmico, é catastrófica – e isto nada tem a ver com direita e esquerda, PSD ou PS. Ou melhor, até tem, mas se nesse movimento englobarmos todo o regime: o país que nós construímos em democracia anda há mais de 20 anos a patinar, e não vemos à nossa volta nem a energia, nem o talento suficientes para mudar este estado de coisas. Chegados a Janeiro de 2019, um dos primeiros artigos que li, e que me levou a escrever este texto, foi no PÚBLICO: “Bolsa de Lisboa perdeu seis empresas em 2018 e três ficaram à porta”. Pós-título: “Em 2018, saíram seis empresas da Euronext Lisbon, com destaque para BPI, Luz Saúde e Sumol+Compal. E nos últimos meses, ficaram pelo caminho as entradas da Sonae MC e a dispersão da Vista Alegre, enquanto a Science4you pediu mais tempo.”

Ler este artigo é mais gelado do que um banho de Ano Novo nas águas da Nazaré. Empresas que saem da bolsa por desinteresse dos seus pequenos accionistas; empresas que não entram na bolsa por desinteresse dos investidores; duas OPA que retiram empresas da bolsa com a maior facilidade do mundo, porque o valor é baixo e não há concorrência. Um pequeno cortejo, enfim, do capitalismo roto e depauperado que abunda por esta terra, produto disfuncional de uma economia da cunha e do compadrio, que nunca foi capaz de se erguer acima da sua própria mediocridade. Eu desejar-vos-ia um bom Ano Novo, mas aquilo que falta não são desejos – é mesmo força de vontade e inconformismo para construir um país melhor. 

Sugerir correcção
Ler 89 comentários