Passagem de ano em Lisboa sem copos de vidro, selfie sticks ou megafones

As pessoas que tentarem aceder ao recinto serão revistadas. Será montado um perímetro de segurança antiterrorismo.

Foto
Miguel Manso/ Arquivo

Os festejos da passagem de ano em Lisboa vão condicionar o trânsito na Praça do Comércio a partir de sábado, com a entrada no "recinto improvisado" a ser feita por nove portas e as pessoas revistadas, segundo as autoridades.

Nesta sexta-feira, em conferência de imprensa, o subintendente da PSP Paulo Flor explicou que, apesar de não ser a única passagem de ano em Portugal a ser celebrada no exterior, a que acontece em Lisboa é aquela que "concentra maior número de pessoas num só lugar", pelo que na operação de segurança foi "considerada a dimensão" do evento.

Com um perímetro de segurança montado para 55 mil metros quadrados na zona ribeirinha lisboeta, os festejos de dia 31 de Dezembro vão ter três zonas de segurança: carris anti-veículo no perímetro exterior, ouriços metálicos, no perímetro interior e um perímetro intermédio de vigilância, de forma a "evitar qualquer tipo de situação".

Evitando falar no número de efectivos que vão estar no local, Paulo Flor avançou que o dispositivo será "em tudo semelhante ao dos anos anteriores", uma vez que são esperadas cerca de 200 mil pessoas no local.

Para o local não será permitido transportar mochilas de tamanho superior a uma folha A3, nem se podem levar copos e garrafas de vidro, bem como chapéus-de-chuva com hastes compridas, bancos ou cadeiras, selfie sitcks, megafones e buzinas de ar comprimido.

Entre os objectos proibidos encontram-se ainda armas de fogo e brancas, explosivos, drogas/ seringas e apontadores de laser.

À semelhança do que tem vindo a acontecer em festivais de música, também as bebidas dos espaços comerciais existentes na Praça do Comércio vão ser distribuídas em copos de plástico reciclável e reutilizável.

As autoridades apelam ainda às famílias que transportem crianças para evitarem levar carrinhos de bebé porque, no meio de milhares de pessoas, irão ter a sua utilização condicionada e podem pôr em causa a segurança de todos.

No dia 31, a Praça do Comércio abre o recinto pelas 19h, sendo que o corte total do trânsito tem início duas horas mais cedo, pelas 17h, e assim deverá permanecer até à limpeza total do local, o que deverá acontecer pelas 5h, de acordo com Luís Gancho, comissário da Divisão de Trânsito.

Segundo o responsável pela operação de trânsito, as condicionantes têm início já no sábado, dia em que se disputa a São Silvestre de Lisboa, assistindo-se a um corte total do trânsito na Praça do Comércio entre as 20h30 e as 00h30 devido a um concerto.

No domingo, devido ao concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, o trânsito será igualmente cortado entre as 20h30 e as 00h30.

De acordo com Paulo Flor, na Praça do Comércio e na sua envolvência vão estar equipas de intervenção rápida da PSP, corpo de intervenção com a unidade especial de polícia, polícias de investigação criminal e também equipas cinotécnicas.

Também no Porto será montado um dispositivo de segurança antiterrorista, com medidas semelhantes às da capital. 

Sugerir correcção
Comentar