O que fazer durante um sismo? Às 11h05, há um teste

A acção "A Terra Treme" desenrola-se durante um minuto e todos os cidadãos, às 11h05 desta segunda-feira, de forma individual ou colectiva, em organizações públicas e privadas, devem executar os três gestos de autoprotecção: baixar, proteger e aguardar.

Foto
Estes três gestos são reconhecidos internacionalmente como a resposta mais adequada para os cidadãos se protegerem em caso de sismo RUI Gaudêncio/Arquivo

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) realiza nesta segunda-feira o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico A Terra Treme, convidando a população a executar às 11h05 três gestos de autoprotecção: Baixar, proteger e aguardar.

O exercício A Terra Treme é organizado todos os anos pela ANPC, em parceria com a Direcção-Geral da Educação (DGE) e a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), e visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.

Em comunicado, a ANPC refere que o exercício tem como finalidade saber o que fazer "antes, durante e depois" de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoprotecção a adoptar.

A acção desenrola-se durante um minuto e todos os cidadãos, às 11h05 desta segunda-feira de forma individual ou colectiva, em famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas, devem executar os três gestos de autoprotecção: baixar, proteger e aguardar.

Segundo a Protecção Civil, estes três gestos são considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para os cidadãos se protegerem em caso de sismo.

Embora o exercício tenha expressão nacional, a ANPC, em articulação com a DGE e a DGEstE, promove um evento principal na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC vão, em parceria com as comunidades locais, bombeiros, serviços municipais de protecção civil, agentes de protecção civil e escolas, promover acções de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoprotecção, assim como dinamizar a realização do exercício.

Sugerir correcção
Comentar