Dos Beatles ao Dia D: agência Magnum vende espólio icónico online

“Encontrei este rapaz numa passagem junto ao rio Chao Phraya. Era o período das monções. Eu vejo uma poça atrás dele e noto que ele olha constantemente por trás do ombro. Entrego-lhe a minha câmera e ele fotografa-me. Depois vejo um homem a atravessar e a passar por cima da poça. Tiro a foto e sigo pela mesma passagem.” Banguecoque, Tailândia. 2008 © Jacob Aue Sobol / Magnum Photos
Fotogaleria
“Encontrei este rapaz numa passagem junto ao rio Chao Phraya. Era o período das monções. Eu vejo uma poça atrás dele e noto que ele olha constantemente por trás do ombro. Entrego-lhe a minha câmera e ele fotografa-me. Depois vejo um homem a atravessar e a passar por cima da poça. Tiro a foto e sigo pela mesma passagem.” Banguecoque, Tailândia. 2008 © Jacob Aue Sobol / Magnum Photos

Durante cinco dias, entre os dias 29 de Outubro e 2 de Novembro, a Magnum Photos  e a editora Aperture estão a comercializar fotografias autografadas dos “principais e mais icónicos artistas do mundo”, impressas em “qualidade de museu”, por um preço simbólico. A Magnum afirma que a venda resultará num “diálogo visual sem precedentes” sobre o tema Encruzilhadas, que é o mote do evento que terá lugar em espaço virtual, no site da histórica agência fotográfica. A Magnum Square Print Sale inclui fotografias de Elliot Erwitt, Steve McCurry, Eve Arnold, Robert Capa e Martin Parr, Stephen Shore, Nan Gondin, entre outros fotógrafos de igual relevância no panorama histórico da Fotografia.

“Tirei esta fotografia no Cambodja, entre Battambang e Phnom Penh, enquanto trabalhava numa história intitulada ‘Southeast Asia by Train’ para uma edição especial da Time Asia Magazine." Cambodja. 2002
“Tirei esta fotografia no Cambodja, entre Battambang e Phnom Penh, enquanto trabalhava numa história intitulada ‘Southeast Asia by Train’ para uma edição especial da Time Asia Magazine." Cambodja. 2002 © Patrick Zachmann / Magnum Photos
Mulher a ser lançada de um canhão. “Sinto interesse em fotografar o quotidiano dos meus companheiros seres humanos e o espectáculo comum do mundo que me rodeia, ao mesmo tempo que tento captar a sua beleza e aquilo que é de interesse permanente.” Texas, EUA. 1947
Mulher a ser lançada de um canhão. “Sinto interesse em fotografar o quotidiano dos meus companheiros seres humanos e o espectáculo comum do mundo que me rodeia, ao mesmo tempo que tento captar a sua beleza e aquilo que é de interesse permanente.” Texas, EUA. 1947 © CornCapa / International Center of ell Photography / Magnum Photos
“A água estava fria e a praia estava a uns cem metros. As balas abriam buracos na água em torno de mim e eu aproximei-me do obstáculo de metal mais próximo. Ainda era muito cedo e o tempo estava muito cinzento para fazer boas fotos.” Praia Omaha, Dia D, Normandia, França. Junho 6, 1944
“A água estava fria e a praia estava a uns cem metros. As balas abriam buracos na água em torno de mim e eu aproximei-me do obstáculo de metal mais próximo. Ainda era muito cedo e o tempo estava muito cinzento para fazer boas fotos.” Praia Omaha, Dia D, Normandia, França. Junho 6, 1944 © Robert Capa / International Center of Photography / Magnum Photos
“Eu sou testemunha das alterações culturais e identitárias que muitos causaram como resultado de serem forçados a atravessar um continente na esperança de um recomeço.” Chihuahua, México, 1997
“Eu sou testemunha das alterações culturais e identitárias que muitos causaram como resultado de serem forçados a atravessar um continente na esperança de um recomeço.” Chihuahua, México, 1997 © Larry Towell / Magnum Photos
"As temperaturas rondavam os 50 negativos enquanto os cavaleiros de Standing Rock, do Rio Cheyenne, reserva de Pine Ridge, atravessavam as Dakotas, o que acontece todos os anos, em Dezembro, para marcar o massacre de Wounded Knee, em que centenas de pessoas foram assassinadas pelo exército norte-americano, em 1890.” Dakota do Sul, EUA. 2016
"As temperaturas rondavam os 50 negativos enquanto os cavaleiros de Standing Rock, do Rio Cheyenne, reserva de Pine Ridge, atravessavam as Dakotas, o que acontece todos os anos, em Dezembro, para marcar o massacre de Wounded Knee, em que centenas de pessoas foram assassinadas pelo exército norte-americano, em 1890.” Dakota do Sul, EUA. 2016 © Matt Black / Magnum Photos
“O apartheid estava presente nos detalhes mais insignificantes do dia-a-dia e tornou a África do Sul num país de tabuletas. Estão por todo o lado, escritas em inglês ou afrikaans e no dialecto local que a situação pudesse requerer.” Pretoria, África do Sul. Meados dos anos 60.
“O apartheid estava presente nos detalhes mais insignificantes do dia-a-dia e tornou a África do Sul num país de tabuletas. Estão por todo o lado, escritas em inglês ou afrikaans e no dialecto local que a situação pudesse requerer.” Pretoria, África do Sul. Meados dos anos 60. © Ernest Cole / Magnum Photos
"A montanha Peaktu é um dos lugares mais sagrados da Coreia do Norte. É também apelidada de “a montanha sagrada da revolução”. Muitos norte-coreanos visitam o local em peregrinação pelo menos uma vez na vida. Apanhámos um teleférico até ao topo da montanha. Passámos por um outro veículo e eu tirei uma fotografia, rapidamente. Segundos depois notei que tinha fotografado um soldado num casaco de peles, o que é totalmente proibido. O homem começou a saltar e a gritar.” Ryanggang, Coreia do Norte, 2015
"A montanha Peaktu é um dos lugares mais sagrados da Coreia do Norte. É também apelidada de “a montanha sagrada da revolução”. Muitos norte-coreanos visitam o local em peregrinação pelo menos uma vez na vida. Apanhámos um teleférico até ao topo da montanha. Passámos por um outro veículo e eu tirei uma fotografia, rapidamente. Segundos depois notei que tinha fotografado um soldado num casaco de peles, o que é totalmente proibido. O homem começou a saltar e a gritar.” Ryanggang, Coreia do Norte, 2015 © Carl De Keyzer / Magnum Photos
“Ao mesmo tempo que ele caminhava pela costa nevada, a única coisa que eu podia fazer era caminhar ao longo das águas cinzentas. Ele estava numa encruzilhada do tempo, como uma personagem do romance visionário de Cormac McCarthy The Road. Outra vida começava.” Normandia, França, 1981
“Ao mesmo tempo que ele caminhava pela costa nevada, a única coisa que eu podia fazer era caminhar ao longo das águas cinzentas. Ele estava numa encruzilhada do tempo, como uma personagem do romance visionário de Cormac McCarthy The Road. Outra vida começava.” Normandia, França, 1981 © Jean Gaumy / Magnum Photos
"Nas montanhas da Galiza, em Espanha, estes cavalos são reunidos anualmente para cortarem as crinas, para que não fiquem presos nos arbustos, onde podem acabar por morrer.” Rapa das Bestas, Galiza, Espanha. 1977
"Nas montanhas da Galiza, em Espanha, estes cavalos são reunidos anualmente para cortarem as crinas, para que não fiquem presos nos arbustos, onde podem acabar por morrer.” Rapa das Bestas, Galiza, Espanha. 1977 © David Alan Harvey / Magnum Photos
“Fotografar o circo indiano foi uma das experiências mais bonitas, alegres e especiais da minha carreira. Permitiu-me documentar uma fantasia mágica que foi, ao mesmo tempo, tão real.” Madras, Índia. 1989
“Fotografar o circo indiano foi uma das experiências mais bonitas, alegres e especiais da minha carreira. Permitiu-me documentar uma fantasia mágica que foi, ao mesmo tempo, tão real.” Madras, Índia. 1989 © Mary Ellen Mark / Magnum Photos
"No dia em que tirei esta fotografia, aquilo a que eu chamava casa ficou em cinzas. As nossas vidas mudaram, não porque tivemos de nos mudar, mas porque tivemos de começar tudo de novo, de raíz, reconstruir a casa e tornar-nos novas pessoas porque tínhamos perdido tudo aquilo que nos era querido, enquanto família.” Thokoza, arredores de Joanesburgo. África do Sul. 2016
"No dia em que tirei esta fotografia, aquilo a que eu chamava casa ficou em cinzas. As nossas vidas mudaram, não porque tivemos de nos mudar, mas porque tivemos de começar tudo de novo, de raíz, reconstruir a casa e tornar-nos novas pessoas porque tínhamos perdido tudo aquilo que nos era querido, enquanto família.” Thokoza, arredores de Joanesburgo. África do Sul. 2016 © Lindokuhle Sobekwa / Magnum Photos
"“Em 1964, um amigo que estava prestes a realizar o primeiro filme dos Beatles, A Hard Day’s Night (Dick Lester), pediu-me que fotografasse o filme – não para a imprensa, mas para adoptar um ponto de vista mais sociológico.” Abbey Road Studios. Londres, Inglaterra. 1964
"“Em 1964, um amigo que estava prestes a realizar o primeiro filme dos Beatles, A Hard Day’s Night (Dick Lester), pediu-me que fotografasse o filme – não para a imprensa, mas para adoptar um ponto de vista mais sociológico.” Abbey Road Studios. Londres, Inglaterra. 1964 © David Hurn/ Magnum Photos
“Estão a olhar para Lefty e a sua namorada, ambos membros do gangue de Brooklyn. Estes eram jovens tinham muita energia e viviam em lares destruídos, instáveis e muitas vezes perigosos. “Nós não vínhamos de lares desfeitos, vínhamos de bairros desfeitos”, dizia Pauley, um dos membros do gangue.” Da série “Brooklyn Gang.” Nova Iorque, EUA. 1959
“Estão a olhar para Lefty e a sua namorada, ambos membros do gangue de Brooklyn. Estes eram jovens tinham muita energia e viviam em lares destruídos, instáveis e muitas vezes perigosos. “Nós não vínhamos de lares desfeitos, vínhamos de bairros desfeitos”, dizia Pauley, um dos membros do gangue.” Da série “Brooklyn Gang.” Nova Iorque, EUA. 1959 © Bruce Davidson / Magnum Photos