Trânsito reaberto na A21, na Malveira, após incêndio

O trânsito esteve cortado nos dois sentidos da A21, entre a Malveira e Venda do Pinheiro durante a tarde. A circulação ferroviária na Linha do Oeste também esteve interrompida.

Foto
Rui Gaudencio

A circulação na auto-estrada A21, que esteve cortada nos dois sentidos durante a tarde deste sábado devido a um incêndio que deflagrou em Jerumelo, localidade na Malveira, já foi restabelecida. De acordo com a informação disponibilizada pela Protecção Civil, o incêndio estava, pelas 19h20, em fase de conclusão.

"A circulação foi restabelecida após ter sido controlado o incêndio naquelas zonas", disse à Lusa fonte da Infra-estruturas de Portugal (IP).

Também a circulação erroviária entre Malveira e Pero Negro, na Linha do Oeste, esteve suspensa para "garantir as condições de segurança dos operacionais que se encontravam a trabalhar junto à linha e junta à auto-estrada, mas também evitar qualquer incidente por causa do fumo", explicou Hugo Santos, segundo comandante distrital da Protecção Civil, à Lusa.

O incêndio chegou a ter duas frentes activas e o vento (que soprava na ordem dos 80 a 90 quilómetros por hora) preocupou as autoridades. 

Nenhuma habitação ou infra-estrutura esteve em risco, nem houve necessidade de retirar pessoas das suas casas. O fogo consomiu uma zona de mato na localidade do Jerumelo, concelho de Mafra e distrito de Lisboa.

Por volta das 17h15 deste sábado, de acordo com a Protecção Civil, estavam 121 operacionais a combater as chamas, apoiados por 34 meios terrestres. Os bombeiros contaram com a ajuda de três meios aéreos durante a tarde que, com o aproximar da noite, foram desmobilizados.

Sugerir correcção
Comentar