Microsoft lança Surface mais barato, com um olho na Apple e outro nas escolas

Depois de uma versão do Windows para as salas de aula, chega um novo portátil híbrido por menos de 400 dólares.

Educação
Fotogaleria
Alunos numa escola em Ponte de Lima a usarem um Surface, da Microsoft ADRIANO MIRANDA
Design de produto, produto
Fotogaleria
O novo Surface custará metade do que o anterior modelo mais barato Microsoft

A Microsoft lançou um novo Surface que é o modelo mais barato de sempre na família de computadores híbridos da empresa. O objectivo de competir com os iPads da Apple e os portáteis do Google nas escolas.

“O preço representa um novo ponto de entrada na família Surface”, diz Panos Panay, o director de produto, na apresentação do novo Surface Go, que custa 399 dólares e pesa 500 gramas. Os Surface podem ser usados como um tablet, ou como um computador, com um teclado e rato acoplados.

O aparelho é descrito pelo próprio como o “mais transportável e mais económico” dos Surface, a colecção de aparelhos híbridos que a Microsoft lançou em 2012. Ainda não há valores para Portugal, mas o preço recomendado de venda nos Estados Unidos (399 dólares) é menos 400 dólares que o Surface Book 2, e menos 1100 que o topo de gama da marca, o Surface Pro.

Tal como as versões mais baratas dos aparelhos concorrentes, o Surface Go parece ter sido criado com os estudantes em mente, com um desconto de pelo menos 20 dólares para famílias com estudantes no ensino básico e secundário. Panos Panay não confirma a intenção ("os nossos aparelhos não servem só para uma coisa, porque as pessoas não fazem só uma coisa"), mas durante várias apresentações do produto aos media o tamanho do aparelho (pouco maior que uma folha A5) foi destacado como ideal para utilizar em sala de aula. Vem com o novo Windows 10 S, o sistema operativo da Microsoft direccionado às escolas. Panay descreveu as dimensões como ideias para ler manuais escolares em formato digital. 

O mercado dos híbridos está a abrandar, com um crescimento de 1,6% em 2017, de acordo com dados da consultora IDC. A Apple que lidera as vendas, com 27% do mercado. Seguem-se aparelhos da Amazon (15%) e da Samsung (14%). 

No último ano, as vendas dos Surface geraram 4,4 mil milhões de dólares para a Microsoft. É menos de metade dos 20 mil milhões de dólares que a Apple fez com a venda dos iPads.