Na ONU, António Guterres vestiu-se de árbitro para celebrar o início do Mundial

António Guterres apareceu na Câmara do Conselho de Segurança com um fato de árbitro, mas trocou-o mais tarde por uma camisola da selecção nacional. Não esteve sozinho: todos os outros diplomatas envergavam as cores dos respectivos países.

António Guterres, vestido de árbitro Reuters/EDUARDO MUNOZ
Fotogaleria
António Guterres, vestido de árbitro Reuters/EDUARDO MUNOZ

Os representantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas deixaram de lado os fatos e as gravatas, nesta quinta-feira, e trocaram-nos pelas camisolas das respectivas selecções, em jeito de celebração do início do Mundial

António Guterres, secretário-geral da ONU, foi obrigado a dividir-se. Apareceu na Câmara do Conselho de Segurança com um fato de árbitro, ao qual não faltou o apito e o cartão amarelho. Mais tarde, mudaria de roupa e vestiria a camisola da selecção nacional. 

A Rússia tem a presidência rotativa do Conselho de Segurança ao longo do mês de Junho e, como anfitriã do evento, convidou todos os homólogos a verem o jogo inaugural. O diplomata russo, Vassily Nebenzia, chegou até a ensaiar alguns toques de bola e trocou passes com o representante holandês, Karel van Oosterom, enquanto esperavam pelos outros embaixadores. 

Não houve vencedores nem vencidos porque a bola não chegou a rolar. Desta reunião atípica, apenas resultaram algumas fotografias para a posterioridade. 

António Guterres, vestido de árbitro e o representante russo, Vassily Nebenzia, presidente do mês de Junho
António Guterres, vestido de árbitro e o representante russo, Vassily Nebenzia, presidente do mês de Junho Reuters/EDUARDO MUNOZ
Os membros da ONU, numa fotografia de grupo
Os membros da ONU, numa fotografia de grupo Reuters/EDUARDO MUNOZ
Nas camisolas, estavam estampados os nomes dos embaixadores
Nas camisolas, estavam estampados os nomes dos embaixadores Reuters/EDUARDO MUNOZ
Reuters/EDUARDO MUNOZ
Uma fotografia que fica para a posterioridade
Uma fotografia que fica para a posterioridade Reuters/EDUARDO MUNOZ
O representante sueco a mostrar o que vale
O representante sueco a mostrar o que vale Reuters/EDUARDO MUNOZ
Reuters/EDUARDO MUNOZ