Morreu Frank Carlucci, antigo embaixador dos EUA em Lisboa

O também ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos morreu no domingo, aos 87 anos. Marcelo recorda-o como um dos grandes vultos de 1974 em Portugal, ao lado do embaixador russo da época.

Frank Carlucci, Estados Unidos
Fotogaleria
Trevas
Fotogaleria
Fotografia tirada por ocasião de uma entrevista ao ex-Presidente Mario Soares e ao embaixador dos Estados Unidos em Portugal durante a década dos setenta Frank Carlucci na casa do embaixador dos Estados Unidos em Portugal , na sala onde tinham encontros nos anos a seguir ao 25 de Abril Enric Vives-Rubio
Relações Públicas, Comunicação, Empresário
Fotogaleria
Fotografia tirada por ocasião de uma entrevista ao ex-Presidente Mario Soares e ao embaixador dos Estados Unidos em Portugal durante a década dos setenta Frank Carlucci na casa do embaixador dos Estados Unidos em Portugal , na sala onde tinham encontros nos anos a seguir ao 25 de Abril Enric Vives-Rubio
Nariz
Fotogaleria
Fotografia tirada por ocasião de uma entrevista ao ex-Presidente Mario Soares e ao embaixador dos Estados Unidos em Portugal durante a década dos setenta Frank Carlucci na casa do embaixador dos Estados Unidos em Portugal , na sala onde tinham encontros nos anos a seguir ao 25 de Abril Enric Vives-Rubio
,
Fotogaleria
Fotografia tirada por ocasião de uma entrevista ao ex-Presidente Mario Soares e ao embaixador dos Estados Unidos em Portugal durante a década dos setenta Frank Carlucci na casa do embaixador dos Estados Unidos em Portugal , na sala onde tinham encontros nos anos a seguir ao 25 de Abril Enric Vives-Rubio

O vice-director da CIA e ex-secretário de Estado da Defesa americano Frank Carlucci, que foi embaixador dos EUA em Portugal, morreu este domingo, dia 3 de Junho, em casa, aos 87 anos. A notícia foi avançada pelo Washington Post que acrescenta que a causa da morte foram complicações relacionadas com a doença de Parkinson.

Independentemente dos importantes, e distintos, papéis que Frank Charles Carlucci III desempenhou para os EUA, a sua actuação foi também muito relevante para Portugal, por ocasião do 25 de Abril. "Em 1974, quando oficiais militares portugueses derrubaram a ditadura de direita em Lisboa, o então secretário de Estado Kissinger demitiu o embaixador e enviou Carlucci para impedir que Portugal fosse o primeiro país da Europa Ocidental a tornar-se comunista", descreve o Washington Post numa passagem que é fundamental para perceber a importância diplomática e política de Carlucci.

O Presidente da República português recorda-o como "um dos dois grandes vultos" estrangeiros da revolução de Abril: “Frank Carlucci foi um dos dois grandes protagonistas estrangeiros da revolução, ele do lado dos EUA e Arnold Kalinin do lado da Rússia, num tempo que era das duas superpotências", mas salientando a "importância especial" do diplomata americano . 

"Foi um embaixador muito importante, nomeadamente [porque] criou uma cumplicidade estratégica com o futuro Presidente Mário Soares e, num tempo particularmente agitado, teve aqui talvez uma das suas missões diplomáticas mais importantes numa carreira muito longa que terminou ontem, com a sua morte", lembrou Marcelo Rebelo de Sousa.

Foto
Alfredo Cunha/Lusa

Nascido a 18 de Outubro de 1930 em Scranton (Pensilvânia), Carlucci era um atleta dedicado na sua juventude e chegou a integrar a equipa de luta livre em Princeton, onde se licenciou no ano de 1952 em Relações Internacionais. Fez ainda um MBA em Harvard e passou dois anos na Marinha. A sua primeira missão diplomática no exterior foi no Congo, em 1960, quando de discutia a independência face à Bélgica. Mais tarde esteve no Brasil, na altura do golpe militar que derrubou João Goulart, e aí aprendeu a falar português fluentemente.

Histórias em Portugal

A passagem de Frank Carlucci por Portugal foi curta (1975-1978), mas originou muitas histórias que o colocam no papel de coordenador de todas as actividades da CIA durante o Verão Quente de 1975. Algumas delas são descritas nas 500 páginas do livro Carlucci vs. Kissinger – Os EUA e a Revolução Portuguesa, de Bernardino Gomes e Tiago Moreira de Sá, no qual são analisadas as movimentações dos EUA no período pós-Revolução dos Cravos. Os autores recorreram a documentos desclassificados dos arquivos norte-americanos.

"Tudo o que a CIA fez foi sob o meu comando. Qualquer acção que possa ter desenvolvido destinava-se a executar a política dos EUA, que era apoiar as forças democráticas em Portugal. A CIA era parte da equipa [da embaixada] e eles faziam o que lhes mandava", dizia o antigo embaixador, citado na obra.

Carlucci e Kissinger tinham opiniões diferentes sobre Portugal. Enquanto o primeiro defendia que Portugal podia ser salvo para a democracia e parecia empenhado em apoiar os "moderados" (o que lhe valeu o desprezo do PCP e da extrema-esquerda), o segundo defendia, de acordo com os autores, a teoria da vacina. Portugal estava perdido para os comunistas e, por isso, serviria de "vacina" para outros países em transição ou países onde o comunismo tinha crescente influência.

"Ele (Kissinger) não descreveu a minha missão em termos específicos. Tratava-se de vir para cá e de ver se era possível que Portugal avançasse no sentido de uma democracia ocidental e como havíamos de lidar com a possibilidade de vir a ser dominado pelos comunistas — que ramificações isso teria para a NATO e para o Ocidente", contou Frank Carlucci ao PÚBLICO em 2006. "Nos primeiros dois meses, passei a maior parte do tempo apenas a ouvir."

Meu amigo Soares

Num obituário em que a ligação de Calucci a Portugal é protagonista, há que trazer à memória a ligação do americano a um dos pais da democracia portuguesa: Mário Soares. Em 2006, os dois sentaram-se à mesa com o PÚBLICO e aceitaram recordar os tempos do Verão Quente.

Foto
Frank Carlucci e Mário Soares, durante uma entrevista concedida a Teresa de Sousa, em 2006 Enric Vives-Rubio

O encontro aconteceu num sábado à tarde, depois de um almoço oferecido pelo embaixador americano em Lisboa, Alfred Hoffman, na sua residência da Rua de Sacramento à Lapa - onde Frank Carlucci chegou em 1975, enviado por Henry Kissinger. "Quando cheguei, sabe o que era isto? Uma lavandaria. Pareceu-me um enorme desperdício. Com esta vista...", disse Carlucci à jornalista Teresa de Sousa. 

Ali mesmo, na sala onde Carlucci e Soares almoçaram em 2006, aconteceram, 30 anos antes, muitas reuniões secretas. "Sobem-se os três lanços de escada da grande moradia. Falta ainda outro, de degraus mais estreitos e íngremes, vai ser preciso baixar a cabeça até desembocarmos numa pequena cúpula no telhado, alta e recuada. Quase imperceptível para quem olha da rua. Mário Soares precisa: 'A isto chama-se um zimbório'", descrevia Teresa de Sousa.

"O dr. Soares e eu passávamos aqui muitas horas a conversar sobre os problemas políticos portugueses, sobre as relações entre os nossos dois países e como seria possível fazer de Portugal uma democracia de tipo ocidental. Falávamos horas e horas", disse então Frank Carlucci. Mário Soares acrescentou: "Estar aqui ajudava a perceber o que era Portugal e que talvez não fosse assim tão fácil alterar a sua natureza. Como os comunistas pensavam." 

Na mesma entrevista, o americano fez questão de contar, bem disposto, a sua primeira noite passada em Lisboa. "Na minha primeira noite na embaixada havia uma manifestação à porta. Eu tinha trazido uma velha carrinha para utilizar nas minhas deslocações pessoais, vesti uns jeans e uns ténis, pus um boné, entrei na carrinha e saí pelo portão. Disse-lhes adeus e eles retribuíram." 

Ciúmes do PSD

A proximidade de Carlucci a Soares, instrumental para o desenvolvimento da estratégia norte-americana e fruto de uma boa relação entre ambos, foi desenvolvida à margem do PPD de Francisco Sá Carneiro. O que não agradou ao partido das setas e se manteve durante anos.

Foto
Frank Carlucci com Medina Carreira na assinatura de um empréstimo dos EUA a Portugal Alfredo Cunha/ Lusa

Assim, em 14 de Dezembro de 1977, uma informação de António Patrício Gouveia a Sousa Franco relata o conteúdo de um encontro que o primeiro manteve com W. Eagens, então "número dois" da Secção Política da embaixada dos EUA em Portugal. “Disse-lhe que estava à espera de uma posição mais comedida, dada a evolução política nacional, mas que notávamos muita animosidade pessoal do embaixador [Carlucci], mesmo  em conversas que não diziam respeito ao PSD”, relata Patrício Gouveia.

E continua: "Deu-me a entender que a embaixada em conjunto estava a trabalhar para melhorar as relações e 'esperava' que o embaixador também (…). Concordou implicitamente que havia alguma diferença entre o embaixador e outras pessoas da embaixada." Com Jimmy Carter na Casa Branca, Washington tentou pôr água na fervura. António Patrício Gouveia refere uma carta de Carter a Ramalho Eanes, então Presidente da República, que, segundo o seu interlocutor Eagens, não tinha "qualquer referência a um apoio completo e explícito de Jimmy Carter a Frank Carlucci."

Curiosamente, foi um primeiro-ministro do PSD - Pedro Santana Lopes - a condecorar o ex-embaixador norte-americano Frank Carlucci com a Ordem do Infante D. Henrique, em 2004. "Se não fosse a acção de Carlucci - disse Santana Lopes em Nova Iorque -, Portugal poderia ter experimentado outro tipo de regime, outro tipo de ditadura depois daquele que enfrentou durante quase 50 anos".

A seu lado, Carlucci declarou que o seu trabalho em Portugal durante e após o 25 de Abril de 1974 foi uma tarefa simples mas que o enchia de orgulho. "Fiz apenas uma coisa muito simples, que foi apostar em Portugal e no povo português. O que fiz foi convencer o meu Governo de que a democracia poderia resultar em Portugal, que podíamos ter confiança no povo português".

Mesmo depois de deixar Portugal, o antigo embaixador manteve-se por perto. Esteve, durante vários anos, ligado ao grupo Carlyle - que através da Luso-Oil concorreu à alienação de mais de 40% do capital da Galp - e, em 1997, trouxe para Portugal, com Artur Albarran, a empresa Euroamer, entretanto falida.

Sugerir correcção
Ler 64 comentários