YouTube lança aplicação para competir com Spotify e Apple Music

Ainda não há data de chegada para Portugal.

Há uma versão paga da app, sem anúncios, por cerca de 10 dólares por mês.
Foto
Há uma versão paga da aplicação, sem anúncios, por cerca de dez dólares por mês Reuters/DADO RUVIC

O YouTube vai lançar um serviço de streaming de música para competir com serviços como o Spotify e a Apple Music. A partir de dia 22 de Maio, utilizadores na Austrália, EUA, México e Nova Zelândia vão poder encontrar toda a música publicada no YouTube numa nova aplicação (para computador e telemóvel) que inclui conteúdo exclusivo de alguns artistas para ser visto e ouvido online, ou descarregado para mais tarde. Ainda não há data prevista para a chegada a Portugal.

“Inclui canções originais, álbuns inteiros, milhares de playlists e rádios de artistas, além do enorme catálogo de remixes, covers, actuações ao vivo e vídeos de música do Youtube”, explicou, em comunicado, Elias Roman, director de produto do YouTube Music.

Tal como com o Spotify, inclui uma versão gratuita, com anúncios, e uma versão premium que custa 9,99 dólares. Os utilizadores que já paguem para o Google Play Music, o concorrente directo do Spotify criado pelo Google (que é dono do YouTube), têm acesso directo à nova aplicação. O mesmo acontece para os subscritores do YouTube Red, a versão paga do YouTube (sem anúncios, e com séries originais), que vai passar a chamar-se YouTube Premium.

O Spotify tem mais de 150 milhões de utilizadores activos (dos quais 70 milhões pagam uma assinatura mensal), e o Apple Music conta com mais de 50 milhões de utilizadores (destes, cerca de dez milhões estão a usar a versão que está disponível, gratuitamente, nos primeiros três meses de uso).