Casos de sarampo sobem para 90. Mas a maior parte dos doentes está curada

De acordo com o último balanço da Direcção-Geral da Saúde ainda existem 15 casos em investigação.

Foto
Marco Duarte

Até ao momento estão confirmados 90 casos de sarampo em Portugal, dos quais apenas três não são na região norte do país, segundo o balanço da Direcção-Geral da Saúde (DGS) publicado esta quarta-feira. São mais quatro casos positivos do que os registados no balanço anterior, mas o comunicado refere que três dos que foram agora confirmados laboratorialmente já estavam em investigação e os doentes estão curados.

De acordo com este balanço, 86 das pessoas que foram infectadas com sarampo já estão curadas e quatro estão doentes. Mantêm-se 15 situações em investigação.

"A maioria dos casos tem ligação ao Hospital de Santo António, no Porto", adianta a DGS. Das situações confirmadas até ao momento, 74 são profissionais de saúde. Os doentes estavam, na sua maioria, devidamente vacinados. Em apenas 20 casos, os pacientes não tinham a vacina ou o esquema vacinal não estava completo (são necessárias duas doses).

Nesta terça-feira a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, esteve na comissão parlamentar de Saúde, onde participou numa audição pública sobre o sarampo e a vacinação. A responsável adiantou que o caso zero do surto das últimas semanas ainda está a ser investigado. Referiu também que este surto é diferente porque a maioria dos infectados está vacinada. E são adultos jovens. Também alguns especialistas ouvidos pelo PÚBLICO tinham referido o mesmo.

Não há para já qualquer indicação ou evidência cientifica para seja feito um reforço da vacina, mas Graça Freitas admitiu que essa poderá ser uma possibilidade no futuro.

Sugerir correcção
Comentar