Mitos, consentimento e a desconfiança sobre as vítimas de violação

Subscreva o programa Do Género no iTunes, SoundCloud, Spotify ou nas aplicações para podcasts. Descubra outros programas em publico.pt/podcasts.

No episódio desta semana do programa Do Género, conversamos com Isabel Ventura, autora de Medusa no Palácio da Justiça ou uma história da violação sexual, para conhecer mais sobre a história do crime de violação e a forma como a lei tem sido aplicada, tendo em conta as “imagens sobre mulheres, sexualidade e violência” que a socióloga encontrou nos discursos e práticas judiciais em Portugal, durante o seu trabalho de doutoramento.

Falamos sobre o victim-blaming da personagem Medusa, os mitos da violação, as pressões para que as pessoas que sobrevivem a violência sexual não denunciem o crime, a desconfiança histórica sobre as vítimas - em particular as mulheres -, a questão do consentimento e ainda o impacto que este crime tem em homens e crianças.

Subscreva o programa Do Género no iTunesSoundCloud, Spotify ou nas aplicações para podcasts. Descubra outros programas em publico.pt/podcasts.

Sugerir correcção
Comentar