Funchal e Lisboa estão a acelerar revisão do subsídio de mobilidade

Subsídio Social de Mobilidade, que tem gerado críticas na Madeira e ultrapassado as previsões orçamentais, custou, para as duas regiões autónomas, 55 milhões de euros em 2017, mais nove milhões que no ano anterior.

Foto
Muitas vezes, em época alta (Páscoa, Verão e Natal) valores das viagens para a Madeira ultrapassam os 600 euros HOMEM DE GOUVEIA

O Subsídio Social de Mobilidade (SSM), com que o Estado comparticipa as viagens aéreas entre as regiões autónomas e o continente, ascendeu no ano passado a 55 milhões de euros. Uma subida de nove milhões de euros face ao valor contabilizado em 2016, com a Madeira a levar a maior fatia: 33 milhões de euros, face aos 22 milhões de euros dos Açores.

Os dados, divulgados esta semana pelo vice-presidente do governo madeirense, Pedro Calado, surgem na altura em que Funchal e Lisboa estão a finalizar as negociações de um novo modelo para o SSM, criado pelo executivo de Pedro Passos Coelho como forma de assegurar a continuidade territorial para estudantes e residentes nos dois arquipélagos.

O grupo de trabalho que está a estudar alterações ao modelo que vigora desde 2015, composto por representantes do governo madeirense e do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, reuniu esta semana em Lisboa e deverá voltar a encontrar-se ainda este mês. A expectativa de Pedro Calado é que até Abril, existam novidades num modelo que tem motivado críticas dos passageiros e ultrapassado todas as estimativas financeiras.

“Todos nós sentimos que efectivamente há necessidade de rever o programa”, disse aos jornalistas à margem de uma cerimónia oficial, admitindo que o sistema não está a ser bem aplicado, inflacionando mesmo o preço das passagens aéreas.

Calado elogia a postura do governo da República que tem assumido o “custo extremamente oneroso” do programa, ao mesmo tempo que lembra que a continuidade territorial está prevista na Constituição. Por isso, defende um modelo menos burocrático, “socialmente mais justo” e que vá encontro das “reais necessidades” das pessoas.

“Vamos tentar criar aqui um sistema em que não seja necessário as pessoas estarem a criar um adiantamento para verem ressarcidos os seus valores no final de 60 ou 90 dias”, explicou o vice-presidente, sem precisar o futuro do modelo de subsídio. “Estamos a estudar vários modelos, que têm sido muito debatidos”, justificou, dizendo que embora o “interesse público” tenha que ser salvaguardado, o modelo tem de ser “aceitável” para os passageiros.

O actual regime de apoio faz com que as viagens entre os dois arquipélagos e o continente sejam comparticipadas pelo Estado. Do Funchal, os estudantes a frequentar o ensino superior no continente pagam um máximo de 65 euros e para os restantes residentes a viagem para Lisboa, Porto ou Faro custa 86 euros. Isto, para passagens até 400 euros. Se o preço do bilhete ultrapassar esse valor, os beneficiários assumem a diferença.

Nos Açores, o modelo é semelhante (não há tecto máximo) e os valores foram adaptados à distância das viagens. Para o continente os residentes pagam 134 euros e 119 para a Madeira. Já para os estudantes, ambos os destinos ficam a 99 euros.

Na teoria, o modelo é satisfatório, mas, como admite Pedro Calado, a existência de um tecto máximo na Madeira tem provocado pressão no preço das passagens que, em época alta (Páscoa, Verão e Natal), atingem valores quase proibitivos para os estudantes universitários. Muitas vezes, ultrapassam os 600 euros. Por isso, e porque o valor da passagem tem de ser pago integralmente e só depois é processado o reembolso, o subsídio de mobilidade tem sido criticado no Funchal.

E se na óptica dos passageiros, o modelo precisa de ser revisto em termos financeiros essa necessidade foi também já sinalizada. Quando entrou em vigor, em Março de 2015 nos Açores e em Setembro desse ano na Madeira, foi reservado um plafond de 16 milhões de euros para Ponta Delgada e 11 milhões de euros para o Funchal. 

Em ambos os casos, as previsões do governo sobre o impacto que os apoios à mobilidade teriam nas contas públicas foram largamente ultrapassadas. Logo em 2016, o primeiro ano completo do SSM, o Estado foi chamado a comparticipar a mobilidade em 24,51 milhões de euros para a Madeira e 21,56 milhões de euros para os Açores.

Sugerir correcção
Comentar