Aeroporto de Londres encerrado devido a bomba da II Guerra Mundial

O aeroporto de London City está encerrado na sequência da descoberta de um engenho explosivo numa doca do rio Tamisa.

Foto
Reuters/TOBY MELVILLE

O aeroporto de London City, o mais próximo do centro da capital inglesa, foi encerrado este domingo à noite na sequência da descoberta de uma bomba da II Guerra Mundial numa doca do rio Tamisa, a poucos metros da pista de aterragem.

A informação foi confirmada no site oficial do aeroporto, segundo o qual a gare deverá ficar encerrada até que a bomba seja retirada. A medida deverá vir a afectar cerca de 16 mil pessoas. Todas as ruas em redor estão igualmente encerradas.

O artefacto explosivo foi descoberto no domingo, na King George V Dock, durante trabalhos na zona do aeroporto. Nas redes sociais, o London City Airport explicou que todos os voos desta segunda-feira foram cancelados, tendo sido criada uma área exclusiva de segurança. O aeroporto, explicou o director executivo, Robert Sinclair, "está a cooperar completamente" com as autoridades para resolver a situação "tão rápido quanto possível." 

A bomba que foi descoberta está por explodir. A Polícia Metropolitana e a Marinha estão no terreno para desactivar o engenho. O aeroporto está fechado desde as 22h de domingo. As companhias aéreas que mais se servem do London City, o único aeroporto que fica mesmo na cidade, são a British Airways, a Flybe, a CityJet, a KLM e a Lufthansa.

Nos últimos anos, têm sido frequentes as descobertas de engenhos por explodir, sobretudo junto às docas do Tamisa, um dos locais mais visados pela aviação alemã. Recorde-se que milhares de bombas caíram em Londres entre Setembro de 1940 e Maio de 1941, no contexto da II Guerra Mundial.

Sugerir correcção
Comentar