PS falha eleição de órgão externo pela terceira vez

Deputado Fernando Anastácio não conseguiu os votos necessários

Foto
MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Nem à terceira foi de vez. A candidatura do PS ao Conselho Superior de Segurança Interna falhou a eleição pela terceira vez consecutiva. O nome de Fernando Anastácio foi chumbado, depois de duas tentativas protagonizadas por Jorge Lacão. Num universo de 200 votantes, o candidato obteve 106 votos a favor, 71 brancos e 23 nulos, de acordo com os resultados da mesa da Assembleia da República.

O socialista ficou a 27 votos da maioria necessária de dois terços exigida por esta eleição, depois de Jorge Lacão não ter conseguido ser eleito em duas tentativas. Na sequência deste insucesso, PS e PSD tiveram de voltar a entender-se sobre um novo nome, mas nem assim a eleição se concretizou.

O chumbo suscitou uma reacção do líder da bancada do PS. “O PSD subiu mais um degrau para o patamar da irresponsabilidade no Parlamento. Aguardaremos pela eleição da sua nova direcção para retomar este processo, para o qual é necessário dois terços dos votos, para ver se encontramos alguém no PSD que seja capaz de honrar a sua palavra”, afirmou Carlos César, numa declaração enviada à Lusa. O líder parlamentar do PSD considerou estas declarações ofendem a bancada social-democrata. “O PS é sempre muito rápido a apontar responsabilidades aos outros, mas tarda em reconhecer as suas. Estas declarações do líder parlamentar do PS são insultuosas para o grupo parlamentar do PSD e talvez explique muito daquilo que tem acontecido nestas eleições, em que o PS não consegue eleger as pessoas que indica”, afirmou à Lusa Hugo Soares.

Já os elementos para o outro órgão externo que hoje foram a votos – o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida – foram eleitos. Os candidatos (que renovam o mandato) Carlos Calhaz Jorge, Eurico Reis, Joana Mesquita Guimarães, Carla Pinho Rodrigues e Sérgio Jorge Castedo, obtiveram 162 votos a favor, 31 brancos e sete nulos. A eleição exigia apenas maioria simples.

Sugerir correcção
Comentar