Cordeiro alerta para impacto do "Brexit" nas políticas de coesão

Presidente do governo regional dos Açores reuniu-se com Michel Barnier para transmitir as suas preocupações com as cerca de 160 regiões marítimas da UE.

Foto
Miguel Manso/PÚBLICO/Arquivo

O líder regional açoriano, Vasco Cordeiro, alertou esta segunda-feira para o “impacto muito concreto” que algumas das regiões europeias com trocas comerciais “intensas” com o Reino Unido vão sentir com o “Brexit”, e apelou à manutenção das verbas destinadas aos mecanismos europeus de promoção da coesão regional e cooperação territorial depois de 2020.

Na sua qualidade de presidente da Conferência das Regiões Marítimas da Europa, Vasco Cordeiro reuniu-se com o negociador da Comissão Europeia para o “Brexit”, Michel Barnier. Transmitiu-lhe as suas preocupações com os efeitos imediatos da saída do Reino Unido para regiões como a Andaluzia ou a Normandia, mas também a apreensão do grupo de cerca de 160 regiões marítimas face às perspectivas de financiamento dos programas de coesão ou da política agrícola comum.

No caso de Portugal, esses dois mecanismos correspondem a 99% dos fundos disponibilizados para o país no acordo de parceria 2014/2020 — “o que dá bem conta da urgência e da importância desta questão”, sublinhou.

Sugerir correcção
Comentar