Multa de 20.000 euros para restaurante que cobrou 1100 euros por refeição

O restaurante Osteria da Luca foi multado em 20.000 euros por falhas encontradas relativas à saúde, segurança e higiene alimentar, bem como infracções comerciais, mas não foi encerrado.

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A Venetian Hoteliers Association ofereceu esta semana uma estadia ao grupo de japoneses num hotel de luxo como compensação Reuters/STEFANO RELLANDINI

O restaurante em Veneza que cobrou 1143 euros a um grupo de turistas japoneses por uma refeição de quatro bifes, um prato de peixe grelhado, dois copos de vinho e água foi multado em 20.000 euros, segundo os meios de comunicação locais.

O jornal La Nuova Venezia indica que as autoridades locais descobriram falhas na saúde, segurança e higiene alimentar, bem como infracções comerciais que incluem problemas na descrição precisa dos bens. No entanto, não levaram ao encerramento do Osteria da Luca que tem uma avaliação de 1,5 (em 5) na plataforma de avaliação Tripadvisor, com 83% das avaliações a classificá-lo como “terrível”.

Os quatro homens japoneses apresentaram queixa na polícia depois de terem regressado a Bolonha, onde estudam culinária italiana, mostrando como prova o talão do cartão de crédito. O presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, prometeu esta semana, pelo Twitter, que iria “examinar cuidadosamente este episódio”, e que “se este incidente vergonhoso” fosse confirmado, tudo iria fazer para “castigar os responsáveis”.

Uma inspecção semelhante no restaurante próximo Trattoria Casanova, que cobrou a três mulheres, do mesmo grupo de turistas, a quantia de 350 euros por três pratos de massa com marisco, não revelou irregularidades, informa o La Nuova.

O grupo de acção local Gruppo 25 Aprile vê este incidente como mais uma prova do risco que os turistas correm de serem enganados em Veneza e levou a queixa dos quatro japoneses à polícia, indica o jornal britânico The Guardian. “Defendemos os moradores, e quem põe em causa o bom-nome de Veneza prejudica todos os venezianos”, referiu Marco Gasparinetti, porta-voz do grupo.

A Venetian Hoteliers Association ofereceu esta semana uma estadia ao grupo de japoneses num hotel de luxo como compensação. “A associação nota que este episódio causou graves danos à imagem da cidade”, disse Vittorio Bonacini, presidente da associação. “Decidimos oferecer aos quatro turistas, que tiveram uma experiência tão infeliz, uma estadia de duas noites num hotel de quatro ou cinco estrelas”, rematou.

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