Brinquedos em cartão vão servir de comando para jogos da Nintendo

A Nintendo quer pôr crianças a construir peças de cartão para utilizar em videojogos. Uma cana de pesca para apanhar peixes virtuais, e o volante de um carro são exemplos.

O novo acessório da Switch constrói-se com cartão
Fotogaleria
O novo acessório da Switch constrói-se com cartão Reuters/KIM KYUNG-HOON
Algumas peças demoram duas horas a construir
Fotogaleria
Algumas peças demoram duas horas a construir Nintendo

Um fato de robô, uma cana de pesca e um piano de cartão são algumas das criações possíveis com o novo acessório para a consola Nintendo Switch – o Labo. Trata-se de um kit para transformar peças de cartão recortadas em brinquedos que fazem parte de uma série de novos pequenos jogos da consola.

A cana de pesca em cartão, por exemplo, serve para apanhar peixes virtuais do ecrã, e o guiador de cartão funciona ao colocar os controladores da consola de cada um dos lados para se acelerar com uma mota no ecrã.

A consola dois-em-um vendeu mais de dez milhões de unidades nos primeiros dez meses: o modelo aposta num conceito que se adapta à rotina do utilizador, que pode  começar a jogar no sofá em frente à televisã  e continuar em modo portátil, a caminho do emprego.

A nova caixa do Labo – que chega à Europa no final de Abril – incluí 25 folhas de cartão recordado com o logótipo da Nintendo, e um pequeno jogo com instruções para montar as peças e dar-lhes vida. As peças, a que a empresa chama Toy Con, demoram entre 15 minutos e duas horas a ser construídas, provavelmente com a ajuda de um adulto com paciência. Entre os acessórios possíveis de construir há um piano para ajudar a jogar uma aplicação de música, uma cana de pesca para apanhar peixes virtuais, o guiador de uma mota, e um fato de robô com uma máscara em que se encaixa a consola e permite às crianças “ser” o robô que está a lutar no jogo.

“O objectivo da Nintendo é colocar sorrisos nos rostos de todos os seus consumidores”, explica em comunicado Satoru Shibata, o presidente da Nintendo na Europa. Descreve o Labo como uma forma de “descobrir novas formas de interagir com a Nintendo Switch”.

Ainda não há preço para Portugal, mas nos EUA o preço varia entre os 69,99 dólares para o Variety Kit (com vários acessórios) e 79,99 dólares para a versão Robot Kit (em que se constrói partes de um robô com que os utilizaores se equipam para jogar). Em fóruns online, como o Reddit, alguns já criticam o preço elevado (mesmo incluindo um jogo para a consola e instruções) e prevêem que várias empresas tentem replicar os modelos de cartão da Nintendo para vender a preços mais baratos.

Sugerir correcção
Comentar