Venda de casas fixa novo recorde e preços subiram 10%

Dados do terceiro trimestre mostram que o crescimento de preços é o mais elevado de 2009.

Foto
Vendas e preços de casas continuam a aumentar patricia martins

O mercado imobiliário nacional continua a acelerar: o Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou, no terceiro trimestre de 2017, 10,4% em relação ao mesmo período de 2016, acima da variação homóloga de 8,0% no trimestre anterior.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados esta quarta-feira, mostram que a taxa de variação é a mais elevada da série disponível desde 2009, foi essencialmente determinada pelo comportamento do preço dos alojamentos existentes, que aumentaram 11,5% em termos homólogos. Os preços dos alojamentos novos também cresceram de forma significativa, aumentando 6,9% face ao terceiro trimestre do ano anterior.

O aumento dos preços também é expressivo face ao segundo trimestre, atingindo 3,5%.

O número de transacções também continua a surpreender. “No terceiro trimestre de 2017 foram transaccionados 38.783 alojamentos, um novo máximo da série disponível”, revelam os dados do INE. Este número representa um aumento de 23% em termos homólogos, a taxa mais elevada de 2017 (19,4% e 16,1% no primeiro e segundo trimestres, respectivamente).

Os alojamentos existentes representaram a maioria das vendas (84,7%), num total de 32.864 transacções, o que representou um aumento de 24,8% em termos homólogos, a maior taxa de variação desde o segundo trimestre de 2016.

As vendas de alojamentos novos aumentaram 14% face ao mesmo período do ano transacto, o que representa a taxa de variação mais elevada desde o primeiro trimestre de 2015.

Face ao segundo trimestre, o número das transacções aumentou 5,1%.

O valor das vendas realizadas entre Julho e Setembro de 2017 também se aproximou pela primeira vez dos 4900 milhões de euros. “Este valor é superior em 34,4% ao registado em idêntico período de 2016, a taxa mais elevada dos últimos dois anos”, destaca o INE.

Este foi o quarto trimestre consecutivo em que o valor das vendas aumentou entre dois trimestres consecutivos.

No período em análise, o valor das transacções dos alojamentos existentes excedeu ligeiramente os 3900 milhões de euros, tendo o valor dos alojamentos novos atingido 933 milhões de euros.

 

A Área Metropolitana de Lisboa, o Norte e o Centro registaram máximos no número de vendas, reunindo as duas primeiras regiões cerca de 64% do total das transacções realizadas no terceiro trimestre de 2017. O Norte excedeu, pela primeira vez, as 11 mil transacções, sendo 6 719 realizadas na Área Metropolitana do Porto (57,4% do total da região Norte).

O Centro, por seu lado, superou pela primeira vez a fasquia das 7 mil transacções e a Área Metropolitana de Lisboa ultrapassou, pelo segundo trimestre consecutivo, as 13 mil vendas. 

Sugerir correcção
Comentar