A inovação em Lisboa faz-se em locais com história

São vários os pólos de Lisboa que têm sido alvo de investimento no âmbito da inovação e enquanto que cada um pretende servir os lisboetas de maneiras diferentes a sua génese é comum: a reabilitação de espaços históricos

O páteo exterior do CIM
Fotogaleria
O páteo exterior do CIM Daniel Rocha
Espaço Fab Lab
Fotogaleria
Espaço Fab Lab, no no Mercado do Forno do Tijolo Daniel Rocha
Centro de Inovação da Mouraria (CIM)
Fotogaleria
Centro de Inovação da Mouraria (CIM) Daniel Rocha
Um dos projectos do CIM, Elizab' Hats
Fotogaleria
Um dos projectos do CIM, Elizab' Hats Daniel Rocha
Detalhes do espaço que era antigo matadouro de coelhos
Fotogaleria
O antigo matadouro de coelhos, no Mercado do Forno do Tijolo Daniel Rocha
Fab Lab
Fotogaleria
O espaço Fab Lab, no Mercado do Forno do Tijolo Daniel Rocha
Fotogaleria
A Manutenção Militar vai dar lugar a um no centro de empreendedorismo RG Rui Gaudencio
Fotogaleria
A Manutenção Militar vai dar lugar a um no centro de empreendedorismo RG Rui Gaudencio
Fotogaleria
A Manutenção Militar vai dar lugar a um no centro de empreendedorismo RG Rui Gaudencio

É no coração do Intendente, no Mercado do Forno do Tijolo, que a inovação tem despertado o velho bairro para uma realidade diferente, a realidade das indústrias criativas.

 Inaugurado em 1956, com um nome que lhe advém dos característicos fornos de telha e tijolos, o mercado foi projectado pelo arquitecto Eduardo A. H. dos Reis e terá tido grande actividade até ao início do séc. XXI, altura em que a sua procura pela função tradicional da infra-estrutura escasseou.

Hoje em dia, no antigo matadouro de coelhos, um edifício traseiro que costumava ser um armazém abandonado, localiza-se o Fab Lab, um espaço-oficina acessível ao cidadão comum onde são fornecidos materiais e máquinas para estimular a criatividade e o empreendedorismo. Por semana, existem dois dias abertos onde os utilizadores só pagam pelos materiais utilizados e, nos restantes dias, é possível utilizar o equipamento mediante pagamento por hora.

Este local de experimentação e prototipagem está activo desde 2013 e pertence a uma rede de Fab Labs internacionais. Foi projectado pela Câmara Municipal de Lisboa revelando a estratégia municipal de reabilitar e reutilizar espaços abandonados para fins ligados ao empreendedorismo.

“Neste momento a Câmara quer pegar em edifícios abandonados, em desuso e dar uma nova vida no âmbito das indústrias criativas”, conta Bernardo Gaeiras, director executivo do Fab Lab e do Centro de Inovação da Mouraria. A ideia é conferir a cada infra-estrutura uma função especializada e criar uma rede de espaços complementares, onde cada indústria criativa possa, a qualquer ponto do desenvolvimento em que esteja, inserir-se e beneficiar da sua existência.

“Se na primeira fase há uma explosão de ideias e loucura aqui no Fab Lab, pretendemos que no Centro de Inovação da Mouraria a ideia afunile e melhore” acrescenta Bernardo Gaeiras, rodeado pelos azulejos brancos típicos de mercado, mesmo por baixo das correntes do matadouro.

O próximo laboratório a abrir será o Mercado do Bairro Alto, já no próximo mês, um espaço mais ligado aos ofícios como a madeira, a encadernação e o marmoreado. Gerido em conjunto com a fundação Ricardo do Espirito Santo Silva, pretende preservar a arte dos ofícios, que, considera, distingue Lisboa das outras cidades.

No mercado de Santa Clara, o mais antigo mercado coberto da capital, a ideia é fazer um showroom, uma mega loja de grupos criativos, fechando assim o ciclo experimentação, desenvolvimento e venda. O espaço abrirá na Primavera de 2018, e começará por estar aberto nos dias da Feira da Ladra, terça-feira e sábado.

A reabilitação nem sempre é fácil. Há desafios acrescidos em utilizar edificios antigos. No Fab Lab os Invernos frios e chuvosos provam-se desafiadores, atingindo o interior do edifício. “A Câmara chegou mesmo a dizer que nunca ficaria tudo bom a não ser que fosse deitado abaixo”, relembra Gaeiras. “Mas vamos remendando e os remendos também contam uma história do espaço.”

A segunda fase de um processo criativo

No caso do Centro de Inovação da Mouraria, a etapa do ciclo mais orientada para a residência e crescimento dos projectos criativos, é bem evidente o contraste das marcas históricas com o modernismo conferido pela reabilitação do espaço.

Situado no Quarteirão dos Lagares, no sopé da colina da Graça, numa antiga residência senhorial do século XV, o edifício é propriedade municipal desde 1998 e foi uma proposta do Orçamento Participativo que desencadeou o projecto na sua totalidade.

A propriedade era originalmente constituída por cinco edifícios resguardados por um muro de pedra setecentista. A construção é um dos raros exemplos subsistentes em Lisboa de organização espacial  islâmica, constatável no modo como os imóveis se articulam através de diferentes níveis e pátios.

Durante a reabilitação do edifício foram encontrados vestígios arqueológicos diversos, inclusive duas fontes datadas do princípio dos descobrimentos portugueses. O trabalho de requalificação e funcionalização da área, desenvolvido em conjunto com arqueólogos e arquitectos, manteve e valorizou a morfologia e tipologia da construção, conservado as suas características islâmico-medievais.

“O espaço tem uma história e caracterização para contar”, acrescenta Bernardo. “Ganha-se muito como base de inspiração, se conseguirmos ser criativo dentro dos limites que o espaço oferece. Assim conseguimos manter o património sem desprover as características do edifício.” A questão da sustentabilidade também é algo tido em conta, evitando o desperdício de mármores e outros  materiais em bom estado. 

O renascer do Beato

Noutra ponta da cidade, na zona do Beato, nascerá mais um projecto destinado a empreendedores e inovadores, cuja base passa também por reavivar um espaço que já não era utilizado mas que é um local histórico bem conhecido da população lisboeta: a Manutenção Militar.

O edifício, que era aterro no séc. XIX e séc. XX, foi ainda Convento das Grillas, tendo sido convertido em Manutenção Militar em 1897. Era neste espaço que era produzida alimentação para as forças armadas, essencialmente centrada na panificação.

A sua proximidade ao rio ajudava a esta indústria, que armazenava a sua produção nos enormes silos, ainda hoje existentes, sendo que lá eram produzidas 18 toneladas de massa por dia. O complexo composto por 20 edifícios, com uma área de 35 mil metros quadrados, terá cessado o funcionamento da sua última fábrica em 2011 mas o declínio de utilização das instações terá tido início no fim da obrigatoriedade do serviço militar.

Miguel Fontes, presidente da Startup Lisboa, pretende reavivar o local. “A Câmara de Lisboa pediu-nos, por volta de Fevereiro de 2016, para aproveitar o espaço, que é propriedade do estado, fazendo jus ao momento empreendedor da cidade de uma forma mais estrutural, e não se limitando a acolher eventos”, afirma o presidente. Com a proposta ao Estado do espaço ficar sob tutela do município surgiu a ideia de criar o Hub Criativo do Beato.

A ideia é que o espaço seja uma âncora no desenvolvimento urbano da cidade, o que passará, também pela abertura das instalações à população, de modo a consolidar e reabilitar  uma área que vai desde Santa Apolónia ao Parque das Nações.

O antigo complexo militar, que foi cedido no ano passado à autarquia lisboeta por mais de sete milhões de euros, vai ser maioritariamente reabilitado pelas empresas que lá se vão instalar, de modo a a acelerar o processo e diminuir o investimento do município de Lisboa. A cargo da autarquia é deixada apenas a requalificação de espaços exteriores e criação de infra-estruturas de serviço como supermercados e restauração, bem como os projectos prévios, de conceptualização dos espaços.

A sustentabilidade ambiental é também tida como fundamental na reconversão do património histórico e industrial e para isso, foram feitos vários trabalhos em conjunto com a Direção Geral do Património, de modo a perceber o que deveria ser aproveitado.

“Foi inventariado tudo o que é equipamento industrial e classificou-se em três categorias: o que tem que ser preservado no local onde está, o que tem que ser preservado mas pode ser movido e aquilo que pode ser preservado mas que não tem valor patrimonial”, explica José Mota Leal, um dos responsáveis pelo projecto. Neste âmbito, a antiga fábrica de moagem vai ser preservada na sua integra e transformada em núcleo museológico.

O atraso dos trabalhos do Hub Criativo do Beato, que foi apresentado a 25 de Julho de 2016, prende-se, segundo a autarquia, com o desenvolvimento de estratégias de divulgação e um plano de afectação de usos dos espaços. “Isto não é um projecto de curto prazo e decidimos utilizar uma estratégia de instalação progressiva, por meio de entidades âncora como o Super Bock Group, que se instalará na antiga central eléctrica”, afirma o presidente. 

A instalação destas primeiras entidades será feita no início de 2019. No entanto, o espaço será ainda casa para outros projectos no âmbito da sustentabilidade, e da economia circular, como é o caso do Repair Café destinado à reparação e reutilização de pequenos electrodomésticos de uso pessoal.

Sugerir correcção
Comentar