Fab Lab em Portugal abre esta quinta-feira

Um Fab Lab em Amsterdão
Foto
Um Fab Lab em Amsterdão Rory Hyde (Creative Commons: by-sa)

Os Fab Labs são uma rede de laboratórios que permitem passar um objecto do conceito à realidade em pouco tempo. O primeiro em Portugal abre esta quinta-feira, em Sacavém.

Estes laboratórios estão equipados com vários tipos de máquinas e são construídos em torno do conceito de “prototipagem rápida”. O objectivo é que seja possível desenhar um objecto num ambiente digital (ou seja, num computador) e construí-lo em pouco tempo, com recurso aos intrumentos e material disponiveis no local.

O laboratório português (que tem o apoio da EDP) vai, como é habitual nestes espaços, estar aberto ao público. Qualquer cidadão poderá criar um objecto que se ajuste às suas necessidades específicas.

O nome Fab Lab deriva de fabrication laboratory e o conceito nasceu em 1998, numa disciplina do professor do Massachusetts Institute of Technology Neil Gershenfeld, chamada "Como fabricar (quase) qualquer coisa". Segundo a lista no site do MIT, Portugal é o 17.º país a inaugurar um destes laboratórios e vários países têm já mais do que um a funcionar.