Disney fecha compra da 21st Century Fox por 44,5 mil milhões de euros

Filho de Rupert Murdoch poderá ser o próximo CEO da Disney.

Foto
Rupert Murdoch aliena parte do seu império televisivo Reuters/DAVID GRAY

Está confirmada a compra de parte da 21st Century Fox pela Disney. O acordo foi fechado esta quinta-feira e está avaliado em 52,4 mil milhões de dólares (cerca de 44,5 mil milhões de euros). O negócio já estava a ser discutido há várias semanas.

A Disney passa a controlar os canais cinematográficos e parte dos canais televisivos da Fox, incluindo os estúdios que produzem o famoso programa norte-americano Os Simpsons e o franchise dos filmes da Marvel.

O acordo inclui o estúdio de Hollywood da 21st Century Fox, os canais Sky, Star, FX, National Geographic e a plataforma online Hulu. Já Rupert Murdoch, com 86 anos, mantém o controlo da Fox News e da Fox Sports. Com este negócio, a Disney irá também assumir a dívida de 13,7 mil milhões de dólares da Fox. 

A família Murdoch irá possuir menos de 5% da Disney, detalha o Financial Times. O jornal adianta ainda que o filho de Rupert Murdoch, James Murdoch, pretende deixar a empresa da família. O caminho poderá passar pela liderança da Disney ou a criação da sua própria empresa. 

A saída do gestor da Disney, Robert Iger, de 66 anos, está agendada para 2019.

A Disney ganha assim o estatuto de maior empresa de entretenimento da história moderna, com parques temáticos, a Marvel Studios e a produtora Lucasfilm e ainda o estúdio de televisão de top.