Assim é mais fácil ser vegan

Este livro é para vegans - e não só. Márcia Soares Gonçalves passou do blogue Compassionate Cuisine para um livro com quase 80 receitas sem produtos de origem animal.

Aveia no forno com maçã, pera e nozes
Foto
Aveia no forno com maçã, pera e nozes Compassionate Cuisine

Cozinhar não é fácil. Aliás, por isso é que as gavetas das casas costumam arrumar revistas de culinária, os nossos tutoriais para agarrar nos tachos. Este é mais um desses guias, mas vegan. O sabor está lá, a criatividade dá sempre uma ajuda e todas as refeições têm várias opções. A dieta vegan está cada vez mais presente na alimentação dos portugueses, e agora há um novo livro de receitas totalmente dedicado a esta comunidade – e não só.

Márcia Soares Gonçalves, 23 anos, começou por deixar as suas obras culinárias na Internet – no blogue Compassionate Cuisine - e criou agora quase 80 receitas vegan para o livro que acaba de lançar. E a autora avisa logo: “Não são só vegans que querem estas receitas.”

O nome do livro – Receitas com paixão – parece um cliché, mas a verdade é que todos os pratos que saem da cozinha de Márcia Soares Gonçalves têm uma coisa em comum: a paixão pela cozinha e, em especial, pela cozinha vegan. A jovem de Vila Nova de Gaia promete, no seu primeiro livro, “receitas simples, acessíveis e irresistíveis”, tudo baseado numa alimentação diversificada e saudável.

E sim, este livro não é só para a comunidade vegan, até porque, como refere Márcia, há cada vez mais pessoas a fazerem refeições vegan, sem serem exclusivamente vegan. Mas vamos a exemplos que podemos encontrar nesta viagem pela cozinha da jovem que criou um guia com pratos para todas as ocasiões.

Aprende-se a fazer pão de trigo integral ou as típicas barrinhas para o pequeno-almoço (e também panquecas), mas também omeletes sem ovo, saladas ricas e até tartes, bolos e brownies – que Márcia confessa que não combinam com a “dieta”. E há ainda a preocupação de não escapar à tradição alimentar portuguesa, procurando usar produtos nacionais e que já fazem parte da nossa alimentação.

A autora de um dos blogues mais populares de comida vegetariana em Portugal escreve há cinco anos receitas de trazer por casa (agora em livro). Também há cinco anos, por questões éticas, decidiu criar o blogue. Não pretende mudar ninguém, mas quer ajudar a criar novas ementas. E, por isso, não se restringe à questão culinária. Formada em Ciências da Nutrição, tem uma preocupação com a alimentação que se revela nas primeiras páginas do livro que escreveu, oferecendo diversas informações sobre este tipo de dieta com dicas e conselhos para incorporar o vegetarianismo na sua alimentação quotidiana – com todos os pormenores nutricionais.

Texto editado por Sandra Silva Costa

 

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações