Incêndios: como uma bicicleta ardida pode ajudar o antigo dono

Uma fotografia tirada por acaso resultou num sorteio solidário. Tiago Costa quer restaurar uma bicicleta "toda chamuscada" e doar o dinheiro angariado ao sr. Almerindo, o antigo dono que perdeu tudo nos incêndios de 15 de Outubro

Tiago Costa
Fotogaleria
Tiago Costa
Tiago Costa
Fotogaleria
Tiago Costa

Uma bicicleta estava estacionada nos escombros da casa, em Arganil, Coimbra. O telhado da habitação, completamente consumida pelo fogo, tinha caído em cima da bicicleta. Tiago Reis encontrou-a quando andava com o sr. Almerindo, dono da casa e da pasteleira, a ver os estragos de um dos incêndios de 15 de Outubro último. Estava junto “a uma série de peças de ferro que o senhor ia, talvez, tentar vender à sucata”, conta. Sem pensar muito, fotografou-a.

Tiago não sabe o último nome do vizinho. É amigo há muitos anos da família que também tem casa na aldeia de Vale do Moinho onde, naquele dia, arderam cinco casas, duas de habitação própria, recorda. O que também não sabia é que ao publicar aquela fotografia no Facebook estava na verdade a arranjar quem ajudasse o vizinho depois de este ter perdido quase tudo o que tinha para o fogo.

A ideia veio de outro Tiago, Costa, dono de uma loja de restauro de bicicletas do Porto, a Sub 954. “Nem ela [a pasteleira] escapou... Pergunta ao dono quanto quer por ela que eu salvo-a e penduro lá na loja! Pelas circunstâncias merece uma nova vida!”, comentou na publicação. “Amanhã pergunto-lhe!”, respondeu-lhe Tiago Reis. No dia seguinte, disse-lhe o que tinha dito o sr. Almerindo: “Não quero nada, ofereço-lha, pode levá-la.” E Tiago Costa não aguentou. “Estamos a falar de uma pessoa de 80 anos que perdeu tudo: casa, carros, animais e material agrícola. Ficou com um porco, um cavalo e uma pick up velha. Foi isto que ele conseguiu salvar”, diz ao P3, à volta de uma bicicleta que começa a ganhar vida nas suas mãos.

Foto
A pasteleira, junto aos escombros da casa em Arganil Tiago Reis

O plano inicial — quando perguntou o preço — era restaurar a bicicleta, vendê-la e doar o dinheiro a uma organização de apoio às vítimas de incêndios. Mas quando Almerindo disse que lhe oferecia a pasteleira, a causa tornou-se pessoal. Decidiu “deixá-la como nova”, tal como o planeado, para depois a sortear. A ideia é entregar a totalidade do dinheiro angariado — juntamente com ração para animais e outros bens essenciais (que não sejam roupa, mobília ou electrodomésticos, pedem) — ao antigo dono da pasteleira EFS.

Foto
Tiago Costa, dono da Sub 954, lembrou-se de restaurar e sortear a bicicleta Fernando Veludo/ nFactos

Para isso decidiu vender 200 números, dos quais já só restam cerca de 50, a dez euros cada. O objectivo é surpreender o sr. Almerindo e entregar-lhe as doações, em Arganil, entre os dias 15 (o prazo para participar no sorteio) e 20 de Dezembro. Tiago Costa gostava que fosse o antigo dono da "bicla" a sortear o nome do vencedor, caso este aceite, em directo para o Facebook.

Foto
A pasteleira, junto aos escombros da casa em Arganil Tiago Reis

“Se um cliente chegasse aqui com aquilo [a pasteleira], eu dizia-lhe para a levar à sucata, que não valia a pena”, garante Tiago Costa. Assim que “pegou na menina ao colo” — um dos nomes mais ou menos carinhosos que Tiago dá às bicicletas que lhe aparecem — percebeu que da pasteleira "toda chamuscada" só se aproveitava o quadro, o guarda-lamas e pouco mais.

Mas aquela EFS tinha história e reuniu reforços na concorrência; os amigos José Campinha e Vítor Machado estão a ajudar na pintura e montagem. “É pouco tempo, estamos cheios de trabalho, mas cada um oferece uma peçazita e a coisa faz-se a tempo”, assegura. O telemóvel apita. Parece que há menos um número disponível para o sorteio.

Foto
Tiago Costa, dono da Sub 954, lembrou-se de restaurar e sortear a bicicleta Fernando Veludo/ nFactos
Sugerir correcção
Comentar