Exército sírio assume controlo da última "fortaleza" do Daesh

Deir Ezzor "está completamente livre de terrorismo", anunciou a televisão controlada pelo regime de Bashar al-Assad.

Foto
A cidade de Deir Ezzor, em 2013 Khalil Ashawi/REUTERS

O exército de Bashar Al-Assad tomou controlo de Deir Ezzor, no Leste do país, uma das últimas "fortalezas" do grupo jihadista Daesh, noticiou a televisão oficial estatal da Síria esta sexta-feira. 

"A cidade está completamente livre de terrorismo", anunciou o canal do regime de Assad, citado pela BBC. Esta cidade do Leste da Síria tem importância estratégica por causa da sua proximidade com o Iraque. Por outro lado, o facto de as tropas de Assad terem conquistado este reduto do Daesh no Leste demonstra que conseguirá controlar mais áreas do país para além do litoral.

Outros relatos afirmam que o exército sírio e aliados estão a avançar sobre as últimas bolsas de resistentes do Daesh, que dominava a cidade, desde 2014.  Deir Ezzor tem uma importância estratégica.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, uma organização não-governamental sediada em Londres, tinha adiantado que as forças de Assad tinham tomado o controlo da cidade, depois de semanas de confrontos.

Cerca de 350 mil civis daquela província foram obrigados a abandonarem as suas casas durante a guerra na síria.

Também na sexta-feira, e de acordo com as milícias xiitas apoiadas pelo Irão que participaram na ofensiva, as forças iraquianas terão conquistado ao Daesh uma passagem da fronteira entre a Síria e o Iraque.

A estrada, que atravessa Al-Qaim, no Iraque, e Albu-Kamal, na Síria, foi recapturada depois de as forças iraquianas terem entrado em Al-Qaim, uma das últimas cidades iraquianas ainda ocupadas pelo Daesh.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários