Movimentos de transbordo colocam Porto de Sines no top 15 europeu

Porto de Sines, campeão destes movimentos de transbordo e que tem mais de metade do movimento portuário nacional, já está referenciado entre os 15 portos europeus que maior volume de movimentos regista

Foto
PAULO PIMENTA

O volume da carga contentorizada que foi movimentada nos portos do continente nos primeiros oito meses do ano cresceu 13,9% e já significa uma quota de 36,3% de toda a carga movimentada; enquanto isso, os produtos petrolíferos, que registaram o acréscimo mais elevado, de mais 17,9%, ficam-se por uma quota de 18,4%. Os dados são do último relatório de acompanhamento o mercado portuário elaborado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), entidade que, mensalmente, tem vindo a assinalar os sucessivos recordes nos portos nacionais. 

Nos primeiros oito meses do ano, os portos comerciais do continente movimentaram mais de 65,7 milhões de toneladas, ultrapassando em mais 7,1% o volume observado em idêntico período de 2016, o que constitui também a melhor marca de sempre nos períodos homólogos.

O principal responsável por este desempenho tão positivo continua a ser o Porto de Sines, cujo crescimento no mercado de contentores tem vindo a ser assinalado a nível europeu (é o segundo maior crescimento, seguido de Barcelona) e que já integra a lista dos 15 portos de contentores com maior volume registado. Sines já assegura mais de metade de todo o movimento portuário nacional.

Um análise às estatísticas divulgadas pela AMT permite perceber que o tráfego de contentores é fortemente alavancado nas operações de transhipment - isto é, operações de transbordo, mercadorias em trânsito, que são descarregadas dos grandes navios para logo de seguida serem embarcadas em linhas de distribuição com vários destinos finais, não necessariamente Portugal. E Sines é o verdadeiro campeão do transhipment, uma vez que assegura uma quota de 95,7% do tráfego deste tipo que é realizado em Portugal e que em Agosto, pela primeira vez, já ultrapassou, ainda que ligeiramente, um milhão de TEU (medida padrão para carga de um contentor). Os outros movimentos de transhipment são realizados em Leixões (2,9%) e em Lisboa (1,4%)

De acordo com a AMT, o último mês de Agosto registou individualmente o volume mais elevado de sempre na tonelagem movimentada - ultrapassou 8,7 milhões de toneladas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários