AICEP acredita em "convergência" entre as partes na Autoeuropa

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) disse hoje que a entidade está a acompanhar a situação na Autoeuropa e que tem uma "perspectiva positiva" de que haverá "uma convergência entre as partes".

Foto
Rui Gaudencio

Os trabalhadores da Autoeuropa contestam a obrigatoriedade de trabalhar ao sábado após a implementação do novo horário de laboração contínua, com três turnos diários de segunda a sábado.

Questionado sobre se a AICEP está a acompanhar a situação na Autoeuropa, durante um encontro com jornalistas para a apresentação do Plano Estratégico da entidade para o triénio 2015-2017, em Lisboa, Luís de Castro Henriques afirmou: "Estamos a acompanhar".

"Acredito que vai haver uma convergência entre as partes, tenho uma perspectiva positiva", disse, recordando que o investimento de quase 700 milhões de euros da Volkswagen "é estrutural e estruturante".

"O tema laboral [da Autoeuropa] é intrínseco à empresa", mas o que "acontecer nesta empresa" terá reflexo no sector, acrescentou.

Com o novo horário que a administração da Autoeuropa pretende colocar em prática a partir de Novembro, os trabalhadores da fábrica passam a ter uma folga fixa ao domingo e uma folga rotativa nos outros dias da semana, o que significa que só terão dois dias de folga consecutivos quando a folga rotativa for ao sábado ou à segunda-feira.

Sugerir correcção
Comentar