A inovação na escola em debate no Pavilhão do Conhecimento

No final da tarde de 28 de Setembro vai discutir-se o papel do aluno, da família e do professor no sistema educativo.

Foto
Adriano Miranda

Em Setembro, as conversas “Dia C: Desafios para a Sustentabilidade” voltam ao Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa. O tema da conversa de Setembro é “Inovar na escola: o papel do aluno, da família e do professor” e acontece a 28 de Setembro, às 19h30. Os oradores convidados são Pedro Abrantes (técnico do Ministério da Educação e professor da Universidade Aberta) e Sérgio Gaitas (investigador do Instituto Superior de Psicologia Aplicada).

Este ciclo de debates é inspirado nos objectivos para o crescimento sustentável das Nações Unidas e a entrada é gratuita, mediante inscrição. “Segundo as metas da sustentabilidade das Nações Unidas, até 2030, deverá ser amplamente garantido o acesso generalizado e gratuito a uma educação de qualidade”, lê-se num comunicado da agência Ciência Viva. “Esta educação deve gerar conhecimentos e competências para garantir o desenvolvimento e modos de vida sustentáveis, a defesa dos direitos humanos e da equidade de género, a promoção de uma cultura de paz e a não-violência, a cidadania global e valorização da diversidade cultural.”

Durante o debate, serão lançadas as seguintes questões: Como estão a responder a estes desafios as comunidades escolares, incluindo alunos, professores e famílias? Como estão eles a inovar para responder a estes desafios? Que mais poderão e deverão fazer?

As próximas conversas já estão agendadas. São elas: “Observar a Terra: a monitorização do ambiente a partir do espaço” (26 de Outubro); e “Combater as alterações climáticas: a economia de baixo carbono” (30 de Novembro).