Torne-se perito

BE apresenta queixa por afirmações “racistas” de candidato do PSD a Loures

O candidato bloquista explica que os comentários “atacam as pessoas da etnia cigana” e colocam os “direitos elementares em causa”.

Foto

O Bloco de Esquerda apresentou queixa, esta quinta-feira, à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, devido às afirmações de André Ventura, candidato à Câmara Municipal de Loures pela coligação PSD/CDS-PP.

Em causa estão declarações de André Ventura ao Notícias ao Minuto: “Temos tido uma excessiva tolerância com alguns grupos e minorias étnicas. Não compreendo que haja pessoas à espera de reabilitação nas suas habitações, quando algumas famílias, por serem de etnia cigana, têm sempre a casa arranjada. Já para não falar que ocupam espaços ilegalmente e ninguém faz nada”, disse o candidato ao jornal digital

“Nesta entrevista, André Ventura ultrapassa os limites da liberdade de expressão, na medida em que algumas das suas declarações são gratuita e propositadamente discriminatórias para com a etnia cigana”, explica Fabian Figueiredo, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Loures, na queixa apresentada. O candidato bloquista afirma “tratar-se de uma posição discriminatória que é recorrentemente assumida por André Ventura”.

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Loures afirma ainda no comunicado que as afirmações do candidato do PSD/CDS à Câmara de Loures, são “inaceitáveis”, “extremamente graves” e reveladoras de uma “ignorância e postura abertamente racista e discriminatória”. O candidato bloquista explica que os comentários “atacam as pessoas da etnia cigana” e colocam os “direitos elementares em causa”. O candidato do BE declara ainda que “não precisamos de mais combustível para o conflito, precisamos de coesão social”.

André Ventura é professor universitário, comentador num programa de desporto na CMTV e candidato da coligação PSD/CDS à Câmara Municipal de Loures. 

Sugerir correcção