João Semedo renuncia à candidatura ao Porto e dá lugar a João Teixeira Lopes

Teixeira Lopes vai ser o cabeça de lista à segunda câmara do país e Semedo vai liderar lista do BE à assembleia municipal

Fotogaleria
Médico, de 65 anos, Semedo é membro do BE há dez anos paulo pimenta
Fotogaleria
Semedo dirigiu o Bloco de Esquerda em conjunto com Catarina Martins, entre 2012 e 2014 Miguel Manso
Fotogaleria
Josão Semedo já tentou a sua sorte em Lisboa. Agora, no Porto, passa a "pasta" a Teixeira Lopes, que também já foi candidato àquela autarquia Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Em 2015, renunciou ao mandato de deputado devido a um cancro de laringe, do qual se restabeleceu NFS - Nuno Ferreira Santos

João Semedo, ex-coordenador do Bloco de Esquerda, vai renunciar à candidatura à Câmara do Porto, anunciada em Março, sendo substituído por João Teixeira Lopes, que já disputou a presidência da Câmara do Porto em 2009.

Razões de saúde levam o ex-deputado a renunciar a um projecto político no qual estava particularmente empenhado. O anúncio do afastamento foi feito esta terça-feira numa sessão, na sede do Bloco no Porto, presidida por Catarina Martins. João Teixeira Lopes também esteve presente, assim como José Manuel Pureza.  "A campanha vai continuar com mais força", disse João Semedo, que não tem as melhores condições físicas para continuar.

Esta não é a primeira vez que o ex-coordenador do Bloco se afasta de um projecto. Em 2015, renunciou ao mandato de deputado devido a um cancro de laringe, do qual se restabeleceu.

João Semedo deixa de encabeçar a lista à câmara, mas não vai afastar-se do processo autárquico no Porto. O ex-deputado será número um na lista do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal do Porto (AMP), trocando com João Teixeira Lopes.

Membro do Bloco desde 2007, João Semedo foi deputado à Assembleia da República entre 2006 e 2015. Há um ano, o ex-deputado saiu da Mesa Nacional do BE, uma decisão que, disse na altura, não era tomada por discordância ou desmotivação, mas sim por considerar ser tempo de “ter outra forma de intervenção política e partidária”.

Médico, de 65 anos, Semedo dirigiu o Bloco de Esquerda em conjunto com a actual coordenadora, Catarina Martins, entre 2012 e 2014, numa solução de liderança ‘bicéfala’ que os bloquistas viriam a abandonar.

 Em conferência de imprensa, João Semedo revelou "que há pouco mais de uma semana, de uma forma brusca, súbita e imprevista" tomou conhecimento de que tem um problema de saúde cujo tratamento é inadiável e "incompatível" com a actividade que desenvolveu nos últimos três meses.

“Para me tratar, necessito de interromper agora a minha candidatura à Câmara Municipal do Porto e, portanto, dou hoje por concluída essa candidatura e essa actividade”, acrescentou o ex-coordenador do Bloco. E deixou a garantia de que "a campanha vai continuar mantendo os seus objectivos, as suas ideias, o projecto, e mantendo também a sua ambição principal: garantir a presença pela primeira vez do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal do Porto”.

Pesarosa, a coordenadora do Bloco, Catarina Martins, fez uma intervenção curta em que declarou que o partido "continua a contar" com João Semedo nesta candidatura para as eleições autárquicas de 1 de Outubro, "com as suas ideias, o programa, empenho e capacidade política", bem como com "a sua presença na medida do esforço que pode fazer", passando a ser o cabeça-de-lista do partido à Assembleia Municipal do Porto.

João Teixeira Lopes é agora o candidato do bloco à liderança da Câmara do Porto disse Catarina Martins, aproveitando para destacar "a generosidade e determinação" de João Semedo, que “pôs a política no centro da campanha autárquica do Porto, quando parecia que tudo menos política estava a ser discutido nesta cidade". "Vou continuar esse percurso", prometeu, assinalando também a “grandeza” demonstrada por João Teixeira Lopes ao assumir ser candidato à câmara municipal e assim continuando este projecto.

“João Semedo e Teixeira Lopes fazem parte de uma equipa do BE no Porto que continuará a trabalhar para uma campanha que põe a política no centro, põe as questões da habitação, dos direitos de quem vive no Porto no centro do debate político, porque é aí que o Bloco tem de estar, preocupado com as pessoas", assegurou a coordenadora do Bloco de Esquerda. 

Na sede do Bloco no Porto, onde decorreu a conferência de imprensa, estiveram presentes alguns deputados como José Soeiro, que foi candidato à câmara municipal, em 2013, o deputado José Manuel Pureza, Alda Sousa, ex-deputada entre outras figuras do BE.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários