Morreu Peter Sallis, o actor inglês que deu voz a Wallace

A personagem de Wallace and Gromit deu-lhe uma audiência global, mas foi com Last of the Summer Wine que chegou a casa dos ingleses durante quase três décadas.

Peter Sallis como Norman “Cleggy” Clegg
Foto
Peter Sallis como Norman “Cleggy” Clegg DR

O actor inglês Peter Sallis morreu aos 96 anos. Ficou conhecido do público britânico pela personagem Norman “Cleggy” Clegg de Last of the Summer Wine, a sitcom que a BBC emitiu entre 1973 e 2010. Sallis foi o único actor a participar em todos os 295 episódios da série, segundo o serviço noticioso da mesma estação, que dá a notícia citando os agentes do actor.

No entanto, Peter Sallis passou o Canal da Mancha com Wallace and Gromit, dando entre 1990 e 2011 voz à personagem humana da série de stop-motion criada por Nick Park, produtor britânico de animação, criador e realizador da série. 

Segundo o jornal Guardian, a agência do actor, a Jonathan Altaras Associates, divulgou uma declaração onde refere que Sallis morreu na passada sexta-feira. "É com tristeza que anunciamos que o nosso cliente, Peter Sallis, morreu pacificamente, com sua família ao seu lado, na sexta-feira, 2 de Junho".

O actor veterano morreu no Denville Hall, lar destinado a actores em Northwood, no noroeste de Londres.

Last of the Summer Wine produzida por Roy Clarke, era gravada em Holmfirth, West Yorkshire, em Inglaterra. A série retrata com humor a população idosa e representa algumas especificidades britânicas: a calma em momentos de adversidade, a auto-depreciação e a sátira.

A primeira curta-metragem de Wallace and GromitUm Grande Passeio, estreou-se em 1990 e atingiu o êxito além-fronteiras.

O filme A Maldição do Coelhomem (2005) da saga das aventuras de Wallace ganhou um Óscar para o melhor filme animado. A longa-metragem foi um sucesso internacional e foi realizada por Steve Box e Nick Park, em que o actor Peter Sallis dá voz a Wallace, num elenco em que intervêm também Ralph Phiennes e Helena Boham Carter.

Sallis nasceu em Twickenham, sudoeste de Londres. O actor seguiu as pisadas do pai e estudou para ingressar na banca.

Quando a Segunda Guerra Mundial começou, alistou-se na Força Aérea. Como falhou nos testes médicos de admissão, acabou por ser instrutor de rádio na base aérea de Lincolnshire.

Foi durante o período de guerra que participou no seu primeiro espectáculo: Hay Fever, em 1943. Mais tarde, em 1946, chega a ganhar uma bolsa de estudos para a Real Academia de Artes Dramáticas de Londres. O seu primeiro papel televisivo foi em 1947 na pele de Quince, numa produção de Sonho de uma Noite de Verão.

Sallis foi casado com Elaine Usher, actriz britânica cuja carreira foi particularmente activa durante as décadas de 1950 e 1960. Entre outros títulos para cinema e televisão, Usher participou no filme Goose Girl (1956).