"Não aceitamos que o PS tente fazer crer que existe uma coligação informal", diz Moreira

Autarca do Porto elogia a "lealdade" de Manuel Pizarro e garante que o vai convidar para a vereação.

Foto
Manuel Roberto

Entrevistado na SIC, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, explicou nesta sexta-feira o que o levou a prescindir do apoio do PS à sua recandidatura. "Não aceitamos que o PS tente fazer crer que existe uma coligação informal", disse Moreira, referindo-se às declarações da secretária-geral adjunta dos socialistas, Ana Catarina Mendes, que disse ao Observador, na terça-feira, que uma vitória de Rui Moreira seria uma vitória do PS e que o partido havia de ter uma "representação forte" nas listas do movimento o Nosso Partido é o Porto. "Nós temos um movimento de cidadãos e temos gosto se os partidos entenderem apoiar-nos, mas o apoio de um partido não pode ser transformado numa coligação formal ou informal”, insistiu Rui Moreira na SIC, acrescentando que “nunca” se candidatará por nenhum partido ou coligação. 

O presidente da Câmara do Porto elogiou a "lealdade" de Manuel Pizarro, o líder da federação distrital do PS, e afirmou que o convidará para permanecer na vereação, mas apenas pelo "desempenho" que tem tido, e não por ser dirigente do PS. "O dr. Manuel Pizarro tem sido de uma enorme lealdade e de uma enorme competência e, portanto, era minha intenção - que eu espero poder concretizar... Toda a gente entenderá, que o dr. Manuel Pizarro será convidado por mim para a vereação, pela competência demonstrada pela forma como tem trabalhado comigo”.

Rui Moreira contou que falou com o primeiro-ministro e secretário-geral do PS na quarta-feira de manhã, antes ainda de a secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, dizer à Lusa - corrigindo o que dissera ao Observador - que uma vitória de Rui Moreira no Porto não seria uma vitória do PS mas dele próprio, embora o PS também comemorasse por ter apoiado o autarca independente. Mas Moreira não desvendou muito das palavras que trocou com Costa: “Tive uma conversa ontem [anteontem] de manhã com o dr. António Costa e aquilo que ele me disse é que compreendeu que havia um incómodo já então da minha parte. Já tinha feito saber a pessoa do PS desse incómodo e ele teve a gentiliza de me ligar apenas nesse sentido, mais não direi”.

“Um movimento como o nosso conta, para candidatos, com aqueles que são melhores, independentemente da sua coloração partidária. Nós na nossa vereação temos pessoas que concorreram contra nós, nomeadamente do PS, temos pessoas próximas do BE e, mais recentemente, fui buscar um vereador eleito pelo PSD, porque considerava que precisava dele para trabalhar pela cidade”, disse, vincando que quer ter liberdade de escolher a sua equipa. “Não pode haver uma contabilidade que tente minar este princípio fundamental do meu movimento”, enfatizou.

“O número dois da lista será, em qualquer caso, uma pessoa independente do nosso movimento”, avisou Rui Moreira, deixando para o PS a decisão de continua a apoiar ou não a sua candidatura.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários