Universidade Nova de Lisboa vai pedalar no próximo ano lectivo

O U-Bike é um projecto de mobilidade que promove o uso diário da bicicleta e vai ser implementado em 15 universidades portuguesas no próximo ano lectivo

António Rendas, reitor da Universidade Nova de Lisboa DR
Fotogaleria
António Rendas, reitor da Universidade Nova de Lisboa DR
Tookapic/Pexels
Fotogaleria
Tookapic/Pexels

Alunos, professores e colaboradores da Universidade Nova de Lisboa vão ter à disposição 300 bicicletas para alugar semestralmente a partir do próximo ano lectivo. O projecto “Nova U-Bike Portugal, a academia a pedalar” foi apresentado nesta terça-feira e a ideia é aproveitar as ciclovias existentes, assim como tornar a bicicleta um meio de transporte competitivo contra o império do automóvel. O projecto U-Bike, da responsabilidade do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, irá abranger 15 instituições do ensino superior.

O objectivo é promover este modo de deslocação mais saudável, ecológico e económico como uma alternativa ao carro, contribuindo para a diminuição do consumo de combustíveis fósseis e assim reduzir a poluição. Miguel de Castro Neto, coordenador da Nova U-Bike, acrescenta que “este projecto aposta numa mudança de mentalidades e comportamentos e, nesse sentido, a comunidade universitária é, sem dúvida, uma população chave desse processo, na medida em que a entrada na universidade leva a um conjunto de transformações de hábitos e o uso da bicicleta pode ser uma delas”.

Para incentivar este novo hábito de deslocação diária serão disponibilizadas inicialmente 100 bicicletas. Mas pretende-se chegar às 300: 120 eléctricas e 180 convencionais. O projecto será implementado no campus de Campolide e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Avenida de Berna, onde estão a ser instalados 387 estacionamentos para bicicletas no exterior e nos parques subterrâneos. Numa segunda fase, será estendido a toda a comunidade académica da Universidade Nova nos seus vários polos.

Este aluguer de longa duração implica também um compromisso: há um número mínimo de quilómetros obrigatórios a percorrer. Através da personalização da aplicação móvel “Lisboa Horizontal” para este projecto, será possível contabilizar a distância feita na bicicleta associada a cada utilizador e também ver quais são os caminhos da cidade com menos declive. Cada ciclista tem direito a um kit com capacete, cadeado e colete, a um plano de manutenção e a um seguro em caso de roubo ou furto e de responsabilidade civil e segurança. O valor do aluguer ainda não está definido, mas o coordenador adianta que será “elevado o suficiente para comprometer o utilizador a percorrer os quilómetros mínimos, mas não muito elevado para poder ser acessível a todos”.

Pelas 15 universidades que irão ser abrangidas pelos projecto U-Bike estarão disponíveis mais de três mil bicicletas, das quais 2096 eléctricas e 1138 convencionais. Os estabelecimentos de ensino superior que irão pedalar são: a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Beja, a Universidade de Évora, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Universidade do Minho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico do Porto. 

Sugerir correcção
Comentar