Palin gozou com quadro de Clinton na Casa Branca. E ex-fotógrafo de Obama respondeu no Instagram
Em causa está uma fotografia na rede social Facebook onde Sarah Palin goza com antiga secretária de Estado.
Pete Souza, o ex-fotógrafo da Casa Branca durante o mandato do antigo Presidente norte-americano Barack Obama, enviou uma mensagem muito subtil ao actual Presidente da América, Donald Trump, através da sua conta no Instagram.
Na noite da passada quarta-feira, Trump convidou para um jantar na Casa Branca várias personalidades norte-americanas conhecidas: Ted Nugent, músico e activista político de direita, Sarah Palin, ex-candidata a vice-presidente e figura do Tea Party, e o compositor norte-americano Kid Rock, conhecido por comentários racistas.
Os convidados eram diferentes do habitual e o efeito da visita (ou melhor, das fotos da visita) também foi. A imagem que indignou Pete Souza e que levantou mais questões foi uma fotografia de Sarah Palin, Ted Nugent e Kid Rock, onde eles posam junto de um quadro da antiga primeira-dama e secretária de Estado Hillary Clinton.
Foi através de uma publicação no Facebook, colocada na página de Shemane Nugent (mulher de Ted Nugent), que foi divulgada a imagem. Na fotografia Shemane identificou as pessoas presentes na foto utilizando o perfil real das mesmas na rede social, mas identificou Hillary Clinton com as palavras “que se lixem as cabras falsas”.
Em resposta a esta fotografia, Pete Souza publicou no seu perfil do Instagram uma fotografia do tempo de Obama, em que o antigo Presidente é visto com Bill Daley (chefe da equipa da Casa Branca): ambos estão sentados por baixo de um retrato do Presidente Ronald Regan, um ícone conservador. Na imagem ambos aparentam estar a discutir assuntos presidenciais. O fotógrafo publicou a fotografia com a legenda “a ser respeitoso”.
Pete Souza tem usado regularmente o Instagram para enviar mensagens subtis de crítica ao actual Presidente.
As fotografias tiradas na noite em que Trump recebeu a visita de Palin e companhia incluem uma de Ted Nugent ostentando um grande sorriso enquanto aperta a mão do Presidente norte-americano à sua secretária na Sala Oval. Nugent partilhou a imagem do momento de descontracção na sua página de Facebook, sublinhando que jantou com Trump em Washington "para tornar a América grande novamente".
Nugent já tinha comparado o antigo Presidente norte-americano a um terrorista nazi durante um programa de rádio, chamando-o de “mesquinho”, além de ter chamado “cabra sem valor" à antiga secretária de Estado Hillary Clinton.