Trump: "A Coreia do Norte está à procura de problemas"

Presidente dos EUA diz que resolverá o problema com ou sem ajuda da China.

Foto
Reuters/JOSHUA ROBERTS

Donald Trump continua a usar o Twitter para deixar os seus avisos e desta vez a Coreia do Norte foi o alvo, numa altura de crescente tensão entre os dois países.

“A Coreia do Norte está à procura de problemas. Se a China decidir ajudar, será óptimo. Se não, resolvemos o problema sem eles”, escreveu o Presidente dos EUA no Twitter.

Trump escreveu ainda que explicou "ao Presidente da China que o acordo comercial com o EUA será bastante melhor se eles resolverem o problema Coreia do Norte".

No fim-de-semana, após o encontro na Florida com o Presidente chinês, Xi Jinping, Donald Trump deu ordens para que o porta-aviões USS Carl Vinson e outros navios de guerra americanos invertessem a marcha que os levaria à Austrália e se dirigissem à península coreana, no Pacífico. Além do poder de ataque maciço, o grupo transportador tem a capacidade de interceptar mísseis balísticos.

A Coreia do Norte reagiu nesta terça-feira, afirmando-se "preparada para reagir a qualquer tipo de guerra desejado pelos EUA”, declarou um porta-voz dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang. "O novo forte exército revolucionário está a observar com atenção todos os movimentos do inimigo e atenção da força nuclear está focada na bases invasoras dos EUA, não só na Coreia do Sul mas também no teatro do Pacífico e no território continental norte-americano", diz esta terça-feira o jornal oficial da Coreia do Norte.

A opção de uma intervenção militar directa na Coreia do Norte nunca esteve ausente dos planos de Washington desde há vários anos. No entanto, a perspectiva de uma resposta por parte de Pyongyang que certamente incluiria um ataque nuclear sobre Seul – onde moram 20 milhões de habitantes – leva a generalidade dos analistas a afastar esta hipótese.

 Antes do encontro com o líder chinês, Donald Trump havia defendido que a China poderia fazer mais para pressionar a Coreia do Norte a abandonar o seu programa nuclear.

A Coreia do Sul está em alerta uma vez que no próximo sábado cumpre-se o 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, fundador do regime norte-coreano, e especula-se que a data possa ser assinalada com um aquele que seria o sexto teste com armas nucleares na Coreia do Norte.

Trump repete esta terça-feira o que já havia afirmado em entrevista ao Financial Times. "Se não resolverem a Coreia do Norte, resolvemos nós", dizia.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários