Máximo dos Santos chama banqueiros para falar do futuro do Novo Banco

Banqueiros já entraram no BdP para debater venda do Novo Banco

Foto
patrícia martins

O Banco de Portugal chamou esta quinta-feira os banqueiros para um encontro com o objectivo de debater a intervenção do Fundo de Resolução na venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star, apurou o PÚBLICO junto de uma fonte da entidade de supervisão.

A reunião começou por volta das 16h, na sede do BdP, na Baixa lisboeta, e foi convocada por Luís Máximo dos Santos, administrador da entidade de supervisão, com o pelouro do Fundo de Resolução, o actual dono do Novo Banco, onde se vai manter com uma posição de 25%, sem poder de voto ou de intervir na gestão, mas sem perder os direitos económicos numa futura venda, independentemente das acções que detiver na altura.  

Para além de Luís Máximo dos Santos, no encontro participará uma pequena comitiva liderada pela Associação Portuguesa de Bancos, representado pelo presidente, Faria de Oliveira, acompanhado de alguns banqueiros.

O Fundo de Resolução é um veículo público gerido pelo Banco de Portugal e financiado pelo sistema financeiro, que já aplicou 4900 milhões, dos quais 3900 milhões com empréstimo estatal a pagar a 30 anos.

Ao início da tarde desta quinta-feira a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuela Leitão Marques, anunciou que o Conselho de Ministros debateu a venda do Novo Banco ao Lone Star, mas não deu pormenores. E remeteu as explicações sobre o tema para o ministro das Finanças, Mário Centeno, que esta sexta-feira irá revelar os termos do negócio.

Sugerir correcção
Comentar