Torne-se perito

Casa Branca põe Irão “sob aviso”

Administração Trump vai avaliar como responder a teste balístico iraniano.

Foto
Michael Flynn, conselheiro de segurança nacional de Trump Reuters/CARLOS BARRIA

A Casa Branca anunciou que colocou o Irão “sob aviso”, por ter testado mísseis balísticos e está a avaliar como responder.

“A partir de hoje, estamos oficialmente a pôr o Irão sob aviso”, declarou na quarta-feira Michael Flynn, conselheiro de segurança nacional de Trump, na sua primeira aparição à imprensa na Casa Branca.

Flynn qualificou o teste balístico como “provocador” e citou igualmente um ataque a um navio saudita por militantes huthis, aliados de Teerão, criticando o “comportamento desestabilizador do Irão no Médio Oriente”.

Segundo a Reuters, Trump e os seus conselheiros mais próximos consideram que o teste conduzido pelo Irão no fim-de-semana desafia o acordo sobre o nuclear negociado em 2015 por Obama.

O Irão confirmou que testou um novo míssil, mas defende que não violou o acordo. O país fez vários testes deste tipo desde o acordo de 2015, mas este foi o primeiro desde que Trump assumiu a Presidência.

Funcionários americanos contactados pela Reuters dizem que a este aviso podem seguir-se sanções económicas ou diplomáticas.

Sugerir correcção