Rainha de Inglaterra apela "a pequenos gestos de bondade" para mudar o mundo

Discurso de Natal da monarca britânica não menciona o "Brexit" directamente.

Foto
"O impacto cumulativo de pequenos gestos de bondade pode ser maior do que imaginamos”, disse Isabel II Yui Mok/REUTERS

Aos 90 anos, e após um ano de enorme turbulência, em que os cidadãos britânicos votaram para inverter o percurso europeu do país, dizendo “sim” ao “Brexit” a rainha de Inglaterra convidou os seus súbditos a parar para respirar fundo.

Milhares e milhares de “pequenos gestos de bondade” podem fazer a diferença, mesmo quando os problemas parecem demasiado grandes para serem resolvidos. “Sozinhos, não podemos acabar com guerras ou pôr um fim à injustiça, mas o impacto cumulativo de pequenos gestos de bondade pode ser maior do que imaginamos”, afirmou Isabel II.

Na mensagem de Natal, a rainha não fez nenhuma menção directa ao “Brexit” nem às suas consequências. O que referiu directamente foi a “inspiração” suscitada pelo sucesso da selecção olímpica britânica nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

É uma mensagem positiva e de tolerância, que faz eco em parte das palavras do Príncipe Carlos, esta semana, em que apelou a uma maior tolerância para com os refugiados, lembrando que Jesus, Maria e José também tinha sido forçados a fugir de perseguição violenta, recorda o Guardian. A rainha sublinhou apenas que “Jesus foi rejeitado por muitos, embora não tenha feito mal a ninguém”.

Esta mensagem foi gravada antes de Isabel II ficar doente com uma grave constipação que a impediu neste domingo de comparecer à missa tradicional em Sandrigham, pela primeira vez em três décadas. O facto de estar doente também a fez atrasar a viagem para as férias de Natal esta semana.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários