Um tweet de Trump fez a Lockheed perder 2000 milhões na bolsa

Presidente eleito dos EUA publicou mensagem sobre custos do avião F-35 e a empresa que o produz caiu imediatamente em bolsa.

Foto
O Twitter de Trump faz estragos AFP/DON EMMERT

A construtora aeronáutica Lockheed Martin perdeu nesta segunda-feira cerca de dois mil milhões de dólares (1900 milhões de euros) na bolsa, depois de Donald Trump questionar, via rede social Twitter, os custos de um avião de combate.

O Presidente eleito dos EUA considerou que os custos do avião F-35 são muito elevados, prometendo que iria cortar “milhares de milhões” de dólares em gastos militares.

As acções de outras empresas da área da defesa, como Raytheon e Northrop Grumman, também desvalorizaram na sessão de segunda-feira.

Trump não mencionou uma empresa especificamente na sua mensagem, mas a Lockheed produz o avião de combate F-35 e é um dos principais fabricantes da área da defesa nos EUA.

O programa do F-35 representou cerca de 20% da facturação anual de 2015 da Lockheed, que ascendeu a 46.100 milhões de dólares, com as encomendas governamentais a representarem 78% daquela facturação.

O programa do F-35 dá emprego, directo e indirecto, a 146 mil pessoas nos EUA, segundo o sítio da empresa na Internet.

Em comunicado emitido nesta segunda-feira, a Lockheed afirmou que tem trabalhado na redução do custo do programa, que já conseguiu baixá-lo em mais de 60%, e que espera que o custo se situe nos 85 milhões de dólares em 2019 e 2020.

As acções da Lockheed Martin Corp perderam nesta segunda-feira em Wall Street 2,5% (6,42 dólares), para os 253,11 dólares. Da mesma forma, as acções da Raytheon desvalorizaram 1,7%, da Northrop Grumman Corp. 2,7% e da General Dynamics Corp. 1%.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários