Airbnb lança agência de viagens virtual

Trata-se de um serviço da plataforma digital de reserva de alojamento que se traduz numa "agência de viagens virtual" alimentada por uma comunidade de anfitriões por todo o mundo e que vai oferecer experiências imersivas dos locais a visitar com os "anfitriões-guia".

Foto
Através da plataforma é possível aceder a alojamento local em mais de 34 mil cidades espalhadas pelo mundo Reuters/YUYA SHINO

A plataforma digital de reserva de alojamento Airbnb lançou esta quinta-feira, na Airbnb Open, em Los Angeles, EUA, uma nova aplicação (app). Chama-se Trips (viagens) e pretende ser simultaneamente um serviço de alojamento simples e uma agência de viagens, com o objectivo de proporcionar uma experiência “única” e “mágica” ao viajante.

A partir de agora é possível encontrar casa, experiências e lugares sem precisar “de seguir os mapas, esperar em filas e tirar fotos dos mesmos lugares de sempre. Agora já pode aceder a experiências únicas, casas incríveis e aos lugares favoritos dos moradores locais – tudo numa só aplicação”, lê-se na página oficial da plataforma norte-americana.

“A ideia principal é a de [o turista] poder embrenhar-se nas comunidades locais” salienta Brian Chesky, co-fundador da startup de Silicon Valley, em declarações à BBC.

Com esta nova aplicação, a empresa de São Francisco dá o salto para uma outra noção de hospitalidade e de experiência de viagem. Uma revolução no sector turístico assente num conceito de hospedagem que promete dar “vida aos locais através das pessoas que vivem lá”, conclui o empresário.

Para que os turistas tenham experiências diferentes, a plataforma “recruta” os anfitriões locais como guias turísticos para colmatar a falta de experiências imersivas quando se viaja. O objectivo é que os locais possam “oferecerem” o seu conhecimento, experiência, trabalho ou até mesmo a sua vida social aos turistas que recebem, e essas sugestões terão um preço.

Até ao lançamento da app houve um trabalho de mais de quatro anos para garantir aos utilizadores da plataforma e aos anfitriões as melhores condições de serviço e alojamento e de captação de hóspedes.

Para já, a app tem disponível 500 experiências espalhadas por 12 cidades – Londres, Miami, Nairobi, Havana, Florença, São Francisco, Los Angeles, Tóquio, Detroit, Seul, Paris e Cidade do Cabo, noticiou a BBC. Mas, o Expresso assegura que em 2017 o serviço será alargado a mais 39 cidades, incluindo Lisboa.

A Airbnb é uma startup de Sillicon Valley, criada em 2008, e opera num mercado comunitário de reserva de alojamento local. A companhia está presente em 191 países.

O mercado do turismo tem sido um sector em franca expansão, um pouco por toda a parte, e Portugal não é excepção. Numa visita a Portugal, no âmbito da Web Summit (que decorreu entre 6 e 9 de Novembro, em Lisboa), Patrick Robinson, director de Políticas Públicas da Airbnb, disse ao PÚBLICO que a economia de partilha veio para ficar o que significa uma porta aberta de oportunidades de negócio a que proprietários e indústria hoteleira terão de prestar atenção.

Sugerir correcção
Comentar