Estudantes do superior manifestam-se contra preços nas cantinas

Foram recolhidas 300 assinaturas em abaixo-assinado levado a cabo pela Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O documento será entregue na Assembleia da República, por uma delegação de estudantes, uma semana antes da votação final do Orçamento do Estado para 2017.

Foto
Estudantes protestam contra valores praticados nas cantinas universitárias e pedem mais financiamento para o ensino superior Fabio Teixeira / PUBLICO

Os estudantes do ensino superior manifestam-se nesta quinta-feira, em Lisboa, contra o aumento do preço das refeições nas cantinas e pelo aumento do financiamento do ensino superior, concentrando-se ao início da tarde em frente à Cantina Velha, da Universidade de Lisboa.

O aumento, este ano lectivo, do custo do prato social nas cantinas universitárias, de 2,5 euros para 2,65 euros, motivou um abaixo-assinado, que acabou por se transformar num instrumento de reivindicação para mais financiamento ao ensino superior.

"Parece um aumento pequeno, mas há muitos estudantes que almoçam e jantam diariamente na cantina e isto provoca um enorme rombo nas contas do mês", disse à agência Lusa Francisco Canelas, da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (AEFLUL).

Além da AEFLUL, juntam-se ao protesto de hoje, em frente à Cantina Velha da Universidade de Lisboa, os restantes estudantes da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Escola Superior Náutica Infante D.Henrique.

Francisco Canelas sublinhou, no entanto, que o apelo lançado se dirigia a todos os alunos do ensino superior. De acordo com o responsável associativo, o abaixo-assinado conta com mais de 300 assinaturas de estudantes da Faculdade de Letras. O documento, que continua aberto à recolha de assinaturas, é esta quinta-feira, Dia Internacional do Estudante, "simbolicamente entregue" nos serviços de acção social da Universidade de Lisboa, e será entregue na Assembleia da República, por uma delegação de estudantes, uma semana antes da votação final do Orçamento do Estado para 2017.

As dotações orçamentais iniciais para o ensino superior aumentam 10,5%, para 2093 milhões de euros, em 2017, comparativamente a 2016. De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) apresentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, as dotações para o ensino superior totalizam 2093 milhões de euros, mais 198,429 milhões face ao previsto para 2016. A dotação inicial para o Fundo de Acção Social é de 146 milhões de euros, mais oito milhões do que a inscrita para 2016.

Sugerir correcção
Comentar