Programa CMU Portugal abre candidaturas para bolsas de doutoramento

O valor mensal das bolsas varia entre os 980 e os 1710 euros e os candidatos que terminarem a sua formação com sucesso recebem um grau dual atribuído pela universidade portuguesa e pela Carnegie Mellon University

Foto
Taduuda/Unsplash

O Programa Carnegie Mellon Portugal vai oferecer dez bolsas de doutoramento para o ano lectivo 2016/2017. As bolsas, financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, estão distribuídas por cinco áreas de investigação e o valor-base mensal de cada uma é de 980 euros em Portugal e de 1710 euros no exterior.

Após conclusão do programa, os doutorandos que terminarem a sua formação com sucesso recebem dois diplomas, um atribuído pela Carnegie Mellon University e outro pela universidade portuguesa parceira (Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa ou Universidade Católica Portuguesa). “Esta é uma característica distintiva do Programa CMU Portugal, mas é sobretudo uma enorme vantagem para os nossos alunos nos seus percursos académicos e profissionais”, explica em comunicado enviado ao P3 João Claro, director do Programa CMU Portugal.

“Os programas de doutoramento têm, em geral, uma duração de cinco anos, sendo que um estudante divide o seu tempo entre uma universidade portuguesa e a CMU, tendo sempre um orientador em cada uma das instituições”, explica ao P3 Ana Moura, responsável pela comunicação do CMU Portugal.

Os estudantes têm a possibilidade de realizar parte do projecto nos Estados Unidos da América, conforme o plano de estudos de cada bolseiro. “Por norma, o estudante inicia o seu percurso académico na universidade portuguesa e depois passa cerca de dois anos em CMU, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, e regressa a Portugal para concluir o doutoramento”, diz Ana Moura.

Os candidatos à bolsa podem inscrever-se online até 15 de Dezembro nas áreas das Ciência de Computadores, Robótica, Engenharia Informática, Engenharia Electrotécnica e de Computadores e Tecnologia da Língua. As inscrições para o doutoramento de Engenharia e Políticas Públicas podem ser submetidas até dia 1 de Janeiro e para as áreas de Matemática Aplicada e Mudança Tecnológica e Empreendedorismo o prazo limite é 15 de Janeiro.

Até 30 de Novembro estão ainda em curso as candidaturas para o Programa de Estágios de Investigação e o Programa de Intercâmbio de Docentes, que vão permitir a estudantes, investigadores e docentes portugueses fazer investigação na CMU, em Pittsburgh ou em Silicon Valley, nos Estados Unidos.

O Programa Carnegie Mellon Portugal resulta de uma colaboração entre o governo português e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Esta parceria internacional abrange mais de 300 estudantes de Mestrado Profissional e de Doutoramento de grau dual, compreende cerca de 50 projectos de investigação e tem mais de 120 empresas parceiras. Desde 2006, já se candidataram aos programas de grau dual mais de 900 potenciais estudantes e foram seleccionados 120 alunos.

Sugerir correcção
Comentar