Joshua Earle
Foto
Joshua Earle

Em Novembro, não vai ser preciso dinheiro para ir a Itália

De 14 a 20 de Novembro, milhares de hotéis italianos negoceiam as estadias, propondo bens e serviços em vez de dinheiro

Não tens dinheiro suficiente para uma viagem a Itália? Não há problema. De 14 a 20 de Novembro não vai ser preciso levares dinheiro na carteira para pagares a tua estadia.

Isto porque, durante estes dias ocorre a "La Settimana de Baratto" (a semana da troca), onde se desafia os viajantes a trocarem bens e serviços pela estadia em milhares de unidades hoteleiras italianas.

Ora, a transacção é simples. Os visitantes podem fazer uma lista daquilo que têm para oferecer no site da iniciativa. Em sentido contrário, é possível aceder à “lista de desejos” das unidades, contactá-las e proceder à respectiva negociação. Os desejos dos hotéis podem variar de produtos de qualidade do país ou região de onde os clientes são naturais, uma actuação de música ao vivo ou ajuda na gestão — desde traduzir o site do hotel para outra língua ou ajudar na jardinagem.

A iniciativa foi lançada em 2009 pelo site de marcações bed-and-breakfast.it, quando a equipa da plataforma descobriu que uma das unidades hoteleiras aí listada costumava negociar este tipo de transacções. No primeiro ano, cerca de mil unidades aceitaram fazer parte desta semana. Agora, o número já duplicou.

No ano passado, o site de divulgação da "La Settimana de Baratto" registou mais de dez mil pedidos e propostas. Segundo os dados recolhidos as propostas dos hoteleiros era uma viagem em sentido contrário — 25% ofereceram a estadia em troca de outra estadia noutro país. Além disso, os pedidos mais frequentes são ajuda na melhoria das instalações (19%) ou apoio na comunicação e no "marketing" (15%).

Por parte dos viajantes, a oferta mais comum é a ajuda nos projectos de comunicação (37%), incluindo em fotografia e vídeo, traduções ou na gestão das redes sociais; 14% oferece apoio nas reparações e 12% propõe aulas em actividades concretas, como tricô ou dança do ventre.