Fotogaleria
Marta Ren & The Groovelvets actuam na sexta-feira DR
Fotogaleria
Marta Ren & The Groovelvets actuam na sexta-feira DR

Vêm aí as Noites Ritual. É oficial, acabaram os festivais de Verão

Fandango, Marta Ren, Peixe:Avião e Sean Riley. Eis alguns dos artistas que vão passar esta sexta e sábado pelos jardins do Palácio de Cristal, no Porto

Quase a fazer 25 anos de vida, o Festival Noites Ritual regressa ao Porto, como sempre, em Setembro, para assinalar o último capítulo dos festivais de Verão. Os concertos estão marcados para as noites de sexta-feira e sábado e a entrada volta a ser gratuita.

Nesta edição, destaque para o regresso do palco secundário à Concha Acústica na Avenida das Tílias onde até domingo esteve a Feira do Livro do Porto. No “cardápio” da 24.ª edição, o Festival Noites Ritual tem para oferecer, a 23, Fandango, um projecto musical de Gabriel Gomes (Sétima Legião e Madredeus) e Luís Varatojo (Peste&Sida e A Naifa) no qual o acordeão e a guitarra portuguesa se entrelaçam com a electrónica.

Nessa noite, o palco vai ser também de Marta Ren & The Groovelvets. O registo é outro, mas também convida o corpo a mexer, agora ao ritmo do “groove” que o nome do conjunto anuncia. Lá em baixo, na Concha Acústica, onde está montado o Palco Ritual, actuam The Black Zebra e Palankalama.

No sábado, dia 24, duas bandas com álbuns de originais deste ano para apresentar. Caberá aos bracarenses peixe:avião atirar uma “pedra ao charco”. Com uma guitarra mais limpa, a agulha vira para o folk e rock dos Sean Riley & The Slowriders. Neste dia, o Palco Ritual fica a cargo dos Twist Connection e os CRU encerram a festa. Há ainda espaço para um Mercado Ritual cuja curadoria ficou nas mãos da Portugal Lovers.