Maiores fogos dominados e em operações de rescaldo

Bombeiros mantêm-se em alerta para eventuais reacendimentos no terreno.

Foto
Os poucos incêndios menos significativos têm sido dominados rapidamente pelos bombeiros Adriano Miranda (arquivo)

Os principais incêndios florestais que lavravam em Portugal estavam dominados e em fase de rescaldo ao início da tarde deste sábado, mantendo-se, porém, o alerta para o caso de reacendimentos ou novos fogos, disse à agência Lusa fonte da Protecção Civil.

"Já merecíamos descansar por algum tempo", desabafou o representante da Autoridade Nacional da Protecção Civil, destacando que os principais fogos — Monchique (distrito de Faro), Chaves e Valpaços (Vila Real) — estão todos dominados.

A fonte adiantou que o alerta se mantém, uma vez que o período da tarde é "o ponto crítico" para a reactivação de fogos. Os poucos incêndios menos significativos têm sido dominados rapidamente pelos bombeiros.

A Protecção Civil destaca na sua página da Internet como ocorrências importantes os fogos florestais com mais de três horas e com mais de 15 meios.

De acordo com a Protecção Civil, às 13h30 de hoje estavam activos 44 incêndios de pequena dimensão em Portugal continental, os quais estavam a ser combatidos por 1324 bombeiros, apoiados por 419 veículos e sete meios aéreos (a maioria deles já a operar nas fases de rescaldo).

 

Sugerir correcção
Comentar