Viseu Misteriosa: há passeios nocturnos pelas lendas da cidade

“Viseu Misteriosa” mostra o “lado B” da cidade, num passeio onde se encenam mitos e lendas que povoam o imaginário local. Iniciativa integrada na Feira de São Mateus decorre todas as quintas-feiras

Foto
DR

O assassinato e um amor perdido de um romance português, uma lenda de freiras, leprosos e judeus viandantes pelas ruas nefastas, a história de um rei deprimido ou a façanha voadora de João Torto.

Num passeio nocturno pelo centro histórico de Viseu, três actores vão dar vida a algumas das histórias, lendas e mitos da cidade antiga. Objectivo? “Contar Viseu a partir de um ‘lado B’”, lê-se num comunicado à imprensa.

Durante cerca de duas horas, um guia da “Viseu Misteriosa” vai conduzindo os participantes num percurso pelas ruas e becos onde cada história vai sendo encenada, num “roteiro alternativo e inédito pelo dark side da cidade”.

A estreia foi na quinta-feira à noite, mas até dia 8 de Setembro há visitas guiadas encenadas todas as quintas. Os percursos têm início às 23h, junto à Porta de São Francisco (perto da Escola Emídio Navarro). Os bilhetes custam 5 euros por pessoa e já estão à venda. 

Para já, a iniciativa idealizada pela Viseu Marca, entidade responsável pela Feira de São Mateus (a decorrer até 11 de Setembro), acontece apenas durante a realização da histórica feira franca. Mas, no futuro, “poderá ter novos formatos e conteúdos”, avança a organização.

Sugerir correcção
Comentar