Indústria britânica dá sinais de forte quebra a seguir ao referendo

Nova descida de taxas por parte do Banco de Inglaterra considerada mais provável para responder ao efeito do Brexit.

Foto
Decisão britânica de sair da UE pode penalizar economia

A decisão dos britânicos de saída da União Europeia está a ter um impacto imediato na indústria do país que é maior do que o inicialmente pensado, o que torna ainda mais provável a adopção de medidas extraordinárias de estímulo pelo banco de Inglaterra já durante esta semana.

Durante o mês de Julho, o índice de intenções de compra por parte da indústria elaborado pela Markit Economics – um dos mais utilizados para medir com antecedência o ritmo de actividade no sector, registou a sua maior queda dos últimos três anos, passando de 52,4 pontos em Junho para 48,2 pontos em Julho. Esta foi também a primeira vez desde o início de 2013 que este indicador passou a estar abaixo dos 50 pontos, o que significa a entrada numa fase de contracção da actividade.

Os resultados de Julho, os primeiros a levar já em conta os efeitos do resultado do referendo em que se optou pelo “Brexit”, ficaram também abaixo da primeira estimativa que tinha sido apresentada para este indicador, e que apontavam para um índice de 49,1 pontos.

Este indicador vem reforçar a ideia de que a autoridade monetária britânica pode vir a tomar novas medidas já na sua reunião do mês de Agosto, agendada para a próxima quinta-feira. No mês passado, os responsáveis máximos do Banco de Inglaterra optaram por manter a taxa de juro de referência nos 0,5%, o seu valor mínimo histórico. No entanto, deram sinais de que uma nova redução desta taxa é possível na reunião de Agosto, assim que forem conhecidas as novas previsões do banco para o crescimento económico e para a inflação.

Na zona euro, os dados referentes à actividade na indústria também não foram positivos em Julho. Segundo a Markit Economics, o índice caiu de 52,8 pontos em Junho para 52 pontos em Junho. A próxima reunião do Banco Central Europeu está agendada para o dia 8 de Setembro.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários