Livro de Putin sobre judo vai ser distribuído nas escolas russas

O presidente russo é cinturão negro e é co-autor do livro que chegará a sete milhões de crianças.

Foto
Vladimir Putin é cinturão negro de judo Ria Novosti/REUTERS

Poucos saberão que Vladimir Putin é cinturão negro de judo. O Presidente russo, que foi campeão da modalidade em 1975, na sua cidade natal, São Petersburgo, lança agora o livro The Gentle Way, que conta a história do judo e que será apresentado numa cerimónia em Moscovo, onde será revelada a equipa de judocas que vai representar o país nos Jogos Olímpicos, em Agosto, no Rio de Janeiro.

Putin escreveu o livro em co-autoria com Arkady Rotenberg, um amigo de longa data cujas empresas têm lucrado milhões de dólares nos últimos anos devido a contratos com o Estado e que é, também, administrador da editora do livro, a Enlightenment.

A obra será distribuída, a partir do Outono, a mais de sete milhões de crianças do ensino primário e, de acordo com o presidente da editora, Vladimir Uzun, irá incluir o livro de instrução The Art of Judo: From Play to Mastery, escrito por Robtenberg e por dois especialistas e, ainda, 90 cartões com orientações para os treinos. Uzun afirmou à agência noticiosa russa TASS que o objectivo do livro é “popularizar um estilo de vida saudável e ser um instrumento para formar atletas lutadores e possibilitar uma educação harmoniosa.”

Vladimir Putin participou anteriormente noutras publicações sobre esta arte marcial, como o livro Judo: History, Theory, Practice e o DVD Learning Judo With Vladimir Putin, lançado em 2008 para assinalar o seu 56.º aniversário e que, de acordo com a revista britânica The Week, “carrega uma mensagem política subliminar, que diz que Putin vence os seus opositores não apenas pela força mas por ser mais inteligente do que eles”. Isto porque, na introdução do filme, Putin diz: “O nome do desporto, que quer dizer ‘o caminho suave’, desvenda o princípio fundamental: uma oportunidade para ganhar vantagem através de acções leves mas eficazes”.

O filme foi feito em colaboração com a japonesa Yashuhiro Yamashita, campeã olímpica da modalidade e terá, até, sido oferecido ao ex-presidente francês Nicholas Sarkozy, pois Putin disse ao jornal francês Le Figaro que Sarkozy tinha expressado interesse no desporto e que “combinaram treinar juntos”.

Em Janeiro deste ano, o presidente russo fez questão de participar num treino da equipa russa de judo e chegou a atirar para o tapete o treinador Ezio Gamba.

 
Sugerir correcção
Ler 1 comentários