Costa quer lista de consenso para a CPN

Daniel Adrião, que concorreu contra o líder, admite não apresentar lista. Socialistas elegem hoje os novos órgãos nacionais

Foto
A Comissão Nacional reúne-se hoje pela primeira vez depois do XXI Congresso do PS Nuno Ferreira Santos

O PS elege hoje à noite a nova Comissão Política Nacional e tudo indica que haverá apenas uma lista para a Comissão Política, o órgão máximo partidário entre congressos. O Secretariado Nacional será também eleito esta noite na primeira reunião da Comissão Nacional, eleita há quinze dias no congresso de Lisboa.

Daniel Adrião, que disputou as eleições com António Costa para secretário-geral do partido, ponderou apresentar uma lista própria à Comissão Política Nacional, mas à hora do fecho desta edição tudo apontava para que houvesse apenas uma lista. As negociações entre este militante e a direcção do partido, que decorreram ao longo do dia de ontem, estavam “bem encaminhadas” e, segundo Daniel Adrião, deverá ir a votos apenas uma lista.

“Tenho a minha lista pronta, mas vou aguardar pelo decorrer das negociações e espero que venha a ser apresentada apenas uma lista, mantendo a tradição do partido”. As listas têm de ser entregues até às 12h00 de hoje.

No encerramento do congresso, a lista para a Comissão Nacional apoiada pelo líder, António Costa, e encabeçada pela secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, elegeu 233 dos 251 lugares efectivos – uma votação correspondente a 92,8% dos votos. Já a lista alternativa, liderada por Daniel Adrião, que perdeu para Costa as eleições directas do PS, obteve 18 lugares na nova Comissão Nacional.

Não se prevêem grandes novidades entre os nomes que vão integrar os órgãos nacionais do partido, mas é provável que o secretário-geral do PS proponha a entrada de alguns membros do Governo. Garantidos na lista de António Costa para a Comissão Política Nacional estão alguns dos principais elementos da direcção de António José Seguro, entre 2011 e 2014, como o ex-dirigente Álvaro Beleza, o deputado Eurico Brilhante Dias e o secretário de Estado da Energia Jorge Seguro Sanches.

Já a equipa do Secretariado Nacional órgão executivo nacional do PS  será eleita em bloco por proposta do secretário-geral socialista, António Costa.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar